sexta-feira, 2 de setembro de 2016

REE - VEJAM




REE - VEJAM
Deuteronômio: 11: 26 a 16: 17 
Isaías 54:11 A 55:5
I João 4: 1 a 6

Deuteronômio 11: 26 - "Vejam, Eu ponho diante de vocês hoje, bênção e maldição; 


O Primeiro lugar onde Abraão esteve na Terra Prometida guiado por Deus, é justamente agora o local onde O Eterno diz que as bênçãos e as maldições serão pronunciadas diante de toda a nação. 
Na verdade o que Deus mostra, apresenta, põe diante dos olhos de todo Israel, não são "as bênçãos e maldições" propriamente ditas, mas, é a Vontade de Deus para o seu povo.

No Éden, Deus mostrou tudo para Adão e depois de lhe mostrar a Árvore da Vida, e a Árvore do Conhecimento do bem e do mal, lhe disse que no dia que comesse desta segunda árvore, certamente "morrendo, morreria".

Encontrar-se com A Vontade de Deus para nós invariavelmente nos levará à Vida ou à Morte; à Bênção ou à Maldição. Deus trás Abraão para um local, curiosamente, O próprio Deus havia expulsado Adão e sua Companheira de um local.

Antes naquele local, havia tudo o que o homem precisava para viver eternamente e abundantemente, agora a Terra para onde Abraão é levado  é uma Terra cheia de povos. Povos pagãos, que adoram ídolos, adoram astros, consultam mortos, fazem coisas abomináveis para servir a seus deuses e a consequência disso tudo é a fome e a sequidão. Depois de 430 anos de exílio e mais 40 anos no deserto, os descendentes de Abraão, tão numerosos como as "estrelas no céu", agora estavam para entra e possuir a Terra Prometida, mas, havia tantas nações e culturas habitando lá, que Deus  precisou advertir-lhes para que não se contaminassem com os deuses daqueles povos.

Assim como Deus disse que levaria Abraão para uma Terra que O Eterno mesmo lhe mostraria, agora a nação através de Moisés ouve que haveria um lugar, que Deus iria escolher de entre todas as tribos de Israel, e ali haveria habitação para O Seu Nome. Neste lugar o povo se reuniria para adorar, para servir ao Eterno, para se alegrar Diante da Sua Presença.

Mesmo nos dias de Abraão, como agora nos dias de Josué e de toda a nação de Israel, havia uma terra, muitos povos e seus deuses, e seus cultos e suas culturas, mas, no meio daquilo tudo Deus lhes mostraria, lhes abriria os olhos, lhes daria a conhecê-lo de forma peculiar e profunda, e que certamente Lhe Adorariam de maneira diferente de todos os outros povos; sua cultura, sua maneira de se relacionar em seus casamentos, em suas famílias, a forma de educar seus filhos, de celebrar suas festas, sua música, suas danças, sua literatura, sua culinária, sua moda, sua arquitetura, seu urbanismo, tudo seria influenciado pelo Encontro com O Eterno.

VEJAM (REE), é preciso ver a Vontade de Deus, e saber diferencia-la de outras coisas. Assim como o povo quando Moisés demorou 40 dias e 40 noites, teve a tendência de fazer um Bezerro de ouro, detestável, para adorá-lo; há uma tendência humana de fazermos aquilo que vemos nos locais onde vivemos, e levar tais coisas para os nossos cultos, porque achamos que isso é o certo a se fazer.

Levamos os ritmos, a música, as danças, a maneira de se vestir, a maneira de tratar os cônjuges, os filhos, o que usamos para nos distrair ou nos divertir, a administração do nosso tempo segundo a nossa prioridade (que nunca é O SENHOR), para dentro do culto que damos a Deus hoje em dia, porque é o que vemos. Vemos Deus pela ótica dos povos e dos cultos e culturas de onde vivemos.

A Falta de uma Real experiência com Deus, a falta da Centralidade de Deus em nossas vidas, a Falta de vermos de forma coletiva, de irmos juntos (povo de Deus) a uma experiência com O Eterno, nos impede de criarmos uma Cultura centralizada no MASHIACH, mas, pelo contrário, trazemos as Festas pagãs de junho, do início e final do ano e mesclamos cultos pagãos aos deuses dos povos da Terra, e os escondemos com nomes bíblicos como Natal, Páscoa, Gospel, etc. 

Se não vemos A BÊNÇÃO, a única percepção que teremos é da MALDIÇÃO. Mas, confundiremos a Maldição com a Bênção e nos utilizaremos dos seus altares, (enganados) serviremos seus deuses, comeremos seu tipo de comida, decidiremos nós mesmos como vamos aplicar os dízimos do Nosso Deus, e muitas vezes vamos nós mesmos usufruir dos dízimos e dos votos que pertencem a SENHOR.

VEJAM: "... e que não indagues acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações aos seus deuses, do mesmo modo também farei eu. Não farás assim ao ETERNO, teu Deus, porque tudo o que é abominável ao ETERNO, e que Ele odeia fizeram eles a seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram aos seus deuses. Tudo o que eu te ordeno observarás; nada lhes acrescentarás, nem diminuirás." - Dt. 12: 30 a 32

É tão comum ver os ritmos dos povos da Terra, as roupas e a sensualidade dos povos da Terra, os hábitos e costumes dos povos da Terra, as tradições e costumes dos povos da Terra, nos cultos ao Nosso Deus... A RAZÃO é que não vimos o que Ele quer nos mostrar, e a CONSEQUÊNCIA é a Maldição!

A jovem nação que havia nascido no deserto, sentada ao Oriente do Jordão ouvia as Palavras de Moisés, e tudo o que O Nosso Deus havia feito e dito para que eles passassem aquele Jordão para possuir a Terra que sob juramento O Eterno prometeu dar a seus pais, e Deus vai mostrando o que eles acharão do outro lado... 

Pessoas que falarão como profetas, pessoas que DEMONSTRARÃO PODER, mas, que depois levarão o povo de Deus a servir outros deuses... Deus permitirá tais pessoas agirem assim para provar o coração do seu povo! Será que Deus mudou esta fórmula? E hoje pessoas que falam de poder, e manipulam multidões, mas, depois no lugar de levar tais pessoas ao Temor do SENHOR, trazem essa massa de incautos a eles mesmos? Será que estamos vendo? Pois a Bênção e a Maldição, O Eterno está colocando diante de nós. 

Não importa quem seja, quem nos incitar a deixar O Nosso Deus, os seus Caminhos, a Sua Palavra seja a que pretexto for PRECISA SER JULGADO E EXTIRPADO DO MEIO DE ISRAEL... Não usaremos pedras em nossos dias, mas, o nosso desprezo, ou pelo contrário O NOSSO APREÇO A DEUS, porque  VIMOS! Conhecemos a Sua Palavra que para nós é mais Doce do que o Mel.

Hoje somos muito politicamente corretos, e há pessoas que pregam as maiores heresias, e levam o povo a cultuarem a Mamóm e as Riquezas; aos líderes e prestar culto aos homens; a praticar iniquidade diante do povo e somos complacentes, humanos fazendo vistas grossas para o pecado. Deus fala: "não fareis marca nenhuma sobre vós" - Lev. 19: 28 e nós vemos: Mas, na igreja tal, fulano fez tatuagens... Mas, eu coloquei apenas os nomes dos meus filhos, ou do meu time do coração; Mas o pregador famoso tal disse que as Tatuagens são no corpo e Deus age em nosso espirito e por isso pode! Não? eu fiz uma bem  pequeninha... rssss VEJAM!

Como Adorar e Servir ao Nosso Deus; como tratar as pessoas que nos servem; como tratar os pobres:

"Este, pois, é o modo da SHEMITAH: todo credor que emprestou ao seu próximo alguma coisa fará remissão (SHEMITAH) do que havia emprestado; não o exigirá do seu próximo ou do seu irmão, pois a SHEMITAH DO ETERNO, é proclamada... para que entre ti não haja pobre;" Dt. 15: 2 a 4

"Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas cidades, na tua terra que O ETERNO teu Deus te dá,... Livremente, lhes darás, e não seja maligno o teu coração, quando lho deres; pois, por isso, te abençoará o ETERNO, teu Deus, em toda a tua obra e em tudo o que empreenderes. Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra." Dt. 15: 7; 10 e 11

VEJAM!

Moisés lembra aos filhos de Israel que três vezes todos os homens apareceriam diante do Eterno: PESSACH, SHAVUOT E SUCOT, nas MIKRAÍ KODESH ADONAI, nas Santas Convocações do Eterno, as MOEDIM ADONAI, as Festas, os Tempos, os Locais de Encontro com O Próprio Deus. 

Estas coisas não existiam nos costumes, na cultura, nos cultos dos povos da Terra a seus deuses, porque SÓ O ETERNO É DEUS!!!!!! Quando nos deixamos guiar pelo Nosso ABA, Ele nos guiará àquilo que jamais pensamos, imaginamos nem nos nossos pensamentos mais bonitos, jamais vimos ou ouvimos, essas são as coisas preparadas pelo Eterno aos seus filhos...

Há algo mais! Há algo mais puro, mais bonito, mais divertido, mais especial, mais precioso, mais sublime, mais cheio de amor, mais cheio de dignidade, há, eu sei que há!!!!

Arraial Gospel? Perdão, que pobreza!
Balada Gospel? Depois não diga que não avisei!
Você acha que Deus se importa com a minha tatuagem,  com o tamanho da minha saia ou com o que ouço em meu fone de ouvidos? O que tem eu ter intimidade com minha namorada, se nós nos amamos? 


VEJAM!!!

Avraham Avinu, levantou um Altar ao Deus Vivo, que o chamou em Ur dos Caldeus e o trouxe à Terra Prometida, entre os Montes Gerizim e Ebal, ali também O Eterno prometeu entregar à Sua Descendência esta Terra. 

A Nação agora estava para entrar e tomar posse da Terra da Promessa, mas, teria QUE VER, à semelhança do que fez O Pai Abraão, O Lugar aonde Deus faria habitar o Seu Nome, e para este lugar todos iriam e tudo se convergiria, assim como cada uma das Cabanas de Israel tinham suas portas voltadas para O MISHKAN, um dia O Eterno, BENDITO SEJA O SEU GLORIOSO NOME, mostraria que lugar haveria de reinar através do MASHIACH GLORIOSO DE ISRAEL, sobre todas as nações da Terra... 

Avraham Avinu viu, ali ele edificou um Altar e Invocou O Nome do Eterno; ali ele entregou seus dízimos a MELECH TZEDEK (Rei de Justo - Melquisedeque), MELECH SHALEM (Rei da Paz)... Neste lugar, um dia Yakov, deitou azeite sobre a Pedra onde dormiu, e disse: Esta é a Casa de Deus, a Porta do Céus; neste lugar David HaMelech depois de comprar o lugar mais alto de Araúna, edificou ali um altar e unificou a cidade de David, antiga cidade dos Jebuseus, com Shalem, O Monte Moriah, formando: YERUSHALAIM.

Em Yerushalaim, um dia YESHUA HAMASHIACH, governará sobre todas as nações a Terra, e nós a Noiva do Cordeiro e o povo Judeu, como um só povo, reinaremos com Ele. Tudo e todos verão O ETERNO, e todos serão iluminados. O Conhecimento do Eterno, encherá esta Terra, como as águas cobrem o mar.

"Mas, nos últimos dias, acontecerá que o Monte da Casa do Eterno será estabelecido no Alto dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao Monte do Eterno, e à  Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de TZION virá a Lei, e A Palavra do ETERNO de YERUSHALAIM." - Mq. 4: 1 e 2


"KI MITZION TETZEH TORAH U'DEVAR ADONAI MIYERUSHALAIM"

KI MITZION TETZEH TORAH
U´DEVAR ADONAI MIYERUSHALAIM!
(Porque de Sião virá a Lei e a
Palavra do Eterno de Jerusalém!)


Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

2 comentários:

  1. Amém. Que a cada dia possamos aprender mais sobre a cultura do reino de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Amém. Que a cada dia possamos aprender mais sobre a cultura do reino de Deus.

    ResponderExcluir