sexta-feira, 23 de setembro de 2016

KI TAVO - QUANDO VIERES




KI TAVO - QUANDO VIERES
Deuteronômio: 26: 1 a 29: 8 
Isaías 60: 1 a 22
Efésios 1: 3 a 6

Deuteronômio 26: 1 - "Quando vieres à terra que O Eterno, teu Deus, te dá por herança, ao possuí-la e nela habitares,..."

Me lembro com clareza, quando voltei a servir a Deus no ano de 1997, que era costume entre vários irmãos citarem referências Bíblicas no lugar de textos Bíblicos como por exemplo: "Filipenses 4:13 sobre tua vida hein! Não se esqueça!!!" E eu desacostumado com os textos bíblicos, me perguntava (é claro): "Mas, o que está escrito neste texto?" e então corria lá para ver...

Disto que era muito comum naqueles dias (não sei como surgiu esta moda e também como sumiu - Graças a Deus), mas, uma das que mais me constrangeu era que sempre ouvia alguns líderes dizerem: "Receba aí! As bênçãos de Deuteronômio 28!!!" e outros ainda: "Deuteronômio 28 sobre tua vida, hein irmão" e tão pouco eu lembrava ou compreendia o que aquelas palavras queriam dizer, mas, novamente me punha a buscar a Bíblia, na expectativa de entender o que tais irmãos queriam dizer e com o que de fato queriam "me abençoar"... E qual não foi o meu susto em perceber que em Deuteronômio 28 havia apenas: 12 versículos para as BÊNÇÃOS e 52 versículos para as MALDIÇÕES... 40 VERSÍCULOS A MAIS PARA MALDIÇÕES...

Se alguém ainda hoje declarasse sobre a minha vida: "Receba aí Deuteronômio 28" eu certamente perguntaria: "Qual parte?", na dúvida se tal pessoa estaria me desejando O Bem ou o Mal...rsss

Brincadeiras à parte, percebemos que Deus tem nos amadurecido como Igreja, nos levando a deixar os métodos de crescimento de Igreja, para buscarmos de fato a Presença de Deus e A Sua Palavra.

Este assunto que toma a maior parte desta Parashá, é um assunto que está nos primeiros versículos de Bereshit (Gênesis) e nos últimos versículos de Apocalipse:

Genesis: 3: 14 - "Então, O ETERNO Deus, disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida."

Apocalipse: 22: 3 e 4 - "Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele."

Maldições e Bençãos. Muitos não querem lidar com este assunto, entendendo que na Cruz, Yeshua se fez maldito para que toda a maldição em nossas vidas fossem quebradas e para que a Bênção de Abraão nos alcançasse. 

É exatamente isso! Porém, porque percebemos mesmo no meio do povo de Deus padrões de comportamentos, de desgraças, de calamidades, que se manifestam em várias gerações de uma mesma família?

Conhecermos a Bula de um remédio e entender que tal medicamento é exatamente o que precisamos para solucionar um determinado problema em nossa saúde, não nos ajuda somente. Saber o que está escrito e o que pode nos causar é de menor importância do que tomar o tal remédio, para que seus efeitos possam nos fazer algum bem.

Estar em Cristo, ser cheios do Espírito Santo e da Presença de Deus, tem sido algo mais teórico do que prático, e algo menos desejado do soluções para os problemas financeiros, emocionais, etc. 

Da Cruz do Calvário, saiu provisão para que os nossos pecados fossem perdoados; saiu provisão para que nossas enfermidades fossem curadas; saiu provisão para que as maldições fossem quebradas e para que as bênçãos de Deus nos alcançassem. Da Cruz do Calvário, pelo sacrifício sacrificial do Mashiach por todos nós

Saber que: "Ele morreu por nós" e "tomar a nossa Cruz e segui-Lo" são coisas distintas. Estar crucificado EM CRISTO para o velho homem, para o pecado, para a maldade e estar EM CRISTO à Destra do Pai, muito acima de principados e potestades, se dá pelo processo de conhecer o que O MASHIACH fez por nós; crer nesta PALAVRA DA FÉ que nos é pregada, e agir neste mundo segundo esta Verdade que cremos, pois a Fé sem obras é morta.

Ainda há muita gente que gasta o tempo discutindo coisas do tipo: 

Os não judeus, crentes em Yeshua precisam guardar as Leis de Moisés?
Os judeus crentes em Yeshua precisam continuar guardando as Leis de Moisés?
Os judeus religiosos ultra-ortodoxos (por exemplo), podem ser salvos pelo cumprimento das Leis de Moisés?

Uma resposta simples talvez seria: - "Me mostre um homem em toda a humanidade que guardou toda a Lei, por todos os dias de sua vida, sem haver pecado uma só vez."

Não haveria nenhum sequer a não ser Yeshua que tenha vivido desta maneira. Logo todos pecaram. Todos nós pecamos e destituídos fomos da Glória de Deus.

Nenhum homem, por mais religioso que possa parecer diante dos outros, pode olhar-se no espelho e dizer: Não preciso de nada pois nunca pequei. NÃO HÁ!

Nenhum judeu ou não judeu por mais esforçado que seja consegue cumprir toda a Lei, pois em nosso corpo há a Lei do Pecado que nos afasta de Deus e nos impede de permanecermos Nele. Em quem há Salvação então para todos nós? Se foi O PECADO que nos separou de Deus?

"Todos pecaram", todos pecamos. Todos precisamos de Deus. A nossa carne milita contra o nosso espírito que quer Deus, desejando o pecado, o mundo e as trevas.

Deparar-se com a Vontade de Deus no entanto e como vamos reagir à Vontade de Deus é o que vai determinar se abrimos a porta de nossas vidas para As Bênçãos ou para as Maldições.

São as nossas atitudes que vão definir isso! 

Provérbios 28:2 - "Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu vôo, assim, a maldição sem causa não se cumpre (prospera)."

A Causa da Maldição é o pecado e vamos ser sinceros? Quem está gastando tempo lendo, estudando e escrevendo sobre a Bíblia e em especial sobre a Torah somos nós!!!

Para nós que tudo isso foi escrito! Há muitíssimas pessoas que estão atoladas no pecado, cheias de deformações em suas vidas e famílias, por gerações e nem sequer percebem, ou sabem que estão debaixo da Rebeldia, da Desobediência, sob a influência de demônios e amaldiçoados por sua vida dissoluta sem se importar com a Vontade de Deus. Erroneamente alguns acham que pessoas ricas, famosas, não estão debaixo disso, pelo que assistem nas TV's ou veem nas revistas, mas, as Maldições atingem todas as classes sociais, todos os povos da Terra, todos os seres humanos, porque "TODOS PECARAM", e as maldições são a consequência do PECADO.

Se foi escrito para nós, precisamos ler! Precisamos compreender, precisamos pôr em prática, precisamos viver. 

Deuteronômio 28: 45 a 47 - "Todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído, porquanto não ouviste a Voz do ETERNO, teu Deus, para guardares os mandamentos e os estatutos que te ordenou. Serão, no teu meio, por sinal e por maravilha, como também entre a tua descendência, para sempre. Porquanto não serviste ao ETERNO, teu Deus, com alegria e bondade de coração, não obstante a abundância de tudo."

Para o povo de Deus a Torah foi escrita! Para o povo judeu e para nós foi escrita. Toda a Palavra de Deus é verdade e o que está escrito nunca foi para os babilônios, filisteus, amorreus, egípcios e tão pouco para os satanistas, para os ateus, para os pagãos, mas, para o povo de Deus em todas as gerações primeiro para os judeus e depois também para os não judeus que foram aproximados do Eterno por Yeshua na Cruz do Calvário.

Está escrito para nós, para O POVO DE DEUS, QUE: "(as Maldições), serão, UM SINAL, em nosso meio! SINAL DO QUE? De que alguém pecou! De que alguém fez o que era abominável a Deus; alguém deu as costas conscientemente ou não, já que talvez fosse fruto da desobediência de milhares de gerações... Achar maldições no meio de pessoas que não temem a Deus é normal, achar Maldições em pessoas e famílias que servem a Deus é UM SINAL de que tais pessoas precisam APROPRIAR-SE do que O MASHIACH fez e conquistou para nós em sua Morte Remidora na Cruz do Calvário.

Êxodo 20: 5 e 6 - "Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque Eu sou O ETERNO, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos."

Quando numa família de pessoas que servem a Deus, se percebe um PADRÃO (Não ocorre com uma pessoa apenas, mas, com várias pessoas em diferentes gerações da mesma família), por exemplo: Na mesma família há em várias gerações, pessoas viciadas em bebidas em drogas, etc; na mesma família pessoas que morrem em graves acidentes; na mesma família pessoas morrem do mesmo tipo de enfermidade como câncer, problemas cardíacos, etc; na mesma família todos os casamentos são destruídos; na mesma família ninguém casa em santidade; na mesma família várias gerações sofrem de terríveis crises financeiras depois de tempos de prosperidade... Ganham muito e perdem tudo, constantemente... SÃO PESSOAS DE DEUS. SÃO PESSOAS QUE ENTREGARAM-SE PARA JESUS, mas, coisas que ocorriam com outros familiares que não conheciam a Jesus, continuam acontecendo com tais pessoas que agora servem ao Senhor. O que é isso? 

É UM SINAL!!!!

O que é mais fácil dizer: "Perdoados são os teus pecados, ou para um paralítico: 'Levanta toma o teu leito e anda'? É claro que é mais difícil dizer algo para uma doença física e visível do que falar de algo que é espiritual e ninguém vê acontecer... Pois Jesus disse para um aleijado, para mostrar que Ele tinha Poder para perdoar pecados: "Levanta, toma o teu leito e anda!" 

Quando nós entregamos nossa vida a Yeshua e o Seu Espírito vem habitar no nosso coração, se resolve o problema do PECADO, da Rebeldia contra Deus, e então somos perdoados, O Nosso Nome é escrito no Livro da Vida, e passamos a aprender a viver para Deus através de Jesus Cristo. Este processo é todo espiritual, mas, só pode ser firmado, porque na Cruz, Jesus, sem pecado algum, se fez Pecado em nosso lugar. A injustiça para com YESHUA, nos Justificou. "As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo". O Maior Milagre! Antes afastados de Deus, hoje tão perto, EM CRISTO, NO MASHIACH!

No mesmo momento, no mesmo lugar, na mesma situação, Yeshua liberou sobre nós a sua Cura: "Por suas pisaduras (feridas), fomos sarados". Se eu preciso confessar a Jesus como Senhor da minha vida e pedir perdão de meus pecados, com fé no Perdão de Deus através da Obra de Yeshua, para ser perdoado, eu também da mesma fonte preciso buscar cura para que possamos ser curados de nossas enfermidades.

Voltamos a pecar? Sim. Voltamos a nos enfermar? Sim. Nosso corpo voltará ao pó, mas, nós NÃO ESTAMOS MAIS, mortos em nossos delitos e pecados, fomos justificados por Cristo, estamos sendo santificados Nele e por Ele e seremos Glorificados no Nosso Redentor!

E as Maldições? 

Gálatas 3: 10 a 14 - "Todos quantos, pois, são das obras da Lei, estão debaixo de maldição; porque está escrito: MALDITO, todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para praticá-las. E é evidente que, pela Lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Ora, a Lei não procede da fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Cristo nos resgatou da Maldição da Lei, fazendo-se Ele próprio Maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a Bênção de Abraão chegasse aos não judeus, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, O Espírito prometido."

Ninguém pôde cumprir a Lei, pela força de seu próprio braço. Todos pecaram. Yeshua cumpriu toda a Lei, e quem por Fé crê na nossa redenção através de sua Vida sem qualquer pecado, em sua morte expiatória e na sua Ressurreição, por Fé é perdoado, por Fé pode ser curado, por Fé pode ter todas as suas maldições quebradas e daí surgir um canal de Bênçãos para muitas gerações. Fé no MASHIACH!

Como viver? 

SE - Se atentamente ouvires, tendo o cuidado de guardar os meus mandamentos e os meus estatutos ENTÃO...

SE - Não me ouvires, para guardares, os meus mandamentos e os meus estatutos ENTÃO...

Podemos buscar a comunhão com Deus, a dependência do Espirito Santo num relacionamento verdadeiro e frutífero com O Pai, ou fingir (numa religião qualquer), ou permanecer preso num lugar do nosso passado, num pecado que não queremos abrir mão... Nós que decidimos se queremos uma coisa ou outra... Foi assim desde o Princípio: "Vocês podem comer de todas as árvores do Jardim, árvores que tenham frutos e possuem sementes, porém, vocês não podem comer da Árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comerdes morrendo morrerás".

Nós optamos por fazer ou não a Vontade de Deus e as consequências da obediência ou da desobediência, serão o fruto de nossas ações que não apenas nos afetará, mas, também aos nossos filhos, netos e até bisnetos... 

Precisamos de Deus!

O Início desta Parashá, vemos que na Terra Prometida, eles plantariam, colheriam e quando trouxessem seus dízimos e ofertas, buscariam os sacerdotes e a eles diriam: 

Deuteronômio 28: 10 e 11 - "Eis que, agora, trago as primícias dos frutos da Terra que Tu, O Eterno, me deste. Então, as porás perante O ETERNO, teu Deus, e te prostrarás perante Ele. 
Alegrar-te-ás por todo o bem que O Eterno, teu Deus, te tem dado a ti e a tua casa, e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti."

Esta Terra Prometida para nós é ELE! Nele podemos viver, e ainda que sejamos infiéis, Ele permanece fiel. 

I Jo. 1:9 - "Quando confessamos os nossos pecados, ELE é Fiel e é Justo, para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça."

Estar Nele, viver para Ele, depender Dele, crer e confiar Nele, se apropriar da redenção que nos foi dada por Ele...

Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele pois a Glória Eternamente. Amém!


KI MITZION TETZEH TORAH
U´DEVAR ADONAI MIYERUSHALAIM!
(Porque de Sião virá a Lei e a
Palavra do Eterno de Jerusalém!)


Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário