sexta-feira, 16 de março de 2018

PEKUDEI - PRESTAÇÃO DE CONTAS



PEKUDEI  - Prestação de Contas

Êxodo : 38:21 a 40:38 
I Reis 7:51 - 8:21 a 26 e 40 a 50
Atos 1: 6 a 2: 13 - II Co 3: 7 a 18 

"Esta é a prestação de contas do material empregado no Tabernáculo (Santuário), O Tabernáculo do Testemunho, segundo por ordem de Moisés, foram contadas para o serviço dos levitas, por intermédio de Itamar,  filho do sacerdote Arão"

O que impressiona não é a Tonelada de Ouro, as três toneladas e meia de prata e as duas toneladas e meia de bronze, que a preço de hoje daria aproximadamente 160 Milhões de Reais (Sem falar nas pedras preciosas, madeira, tecidos)... 

Impressionante tudo isso ter sido levantado como uma Oferta pelo povo para que fosse construído um Santuário para que O Eterno pudesse habitar no meio deles.

Impressionante o povo que era escravo ter sido abençoado de tal forma que os egípcios foram obrigados a dar a eles importâncias tão vultosas.

Impressionante ver que aquilo que veio às mãos de Moisés e de Bezalel e Aholiave, para a edificação da Obra do Mishkan, através do povo de Deus, que por sua vez, receberam das Mãos do Nosso Deus, uma fortuna realmente, foi usada integralmente para a Edificação do Santuário do Senhor. Ninguém enriqueceu com estes valores. Moisés não construiu para ele uma tenda Triplex, e ele não beneficiou ninguém com tais recursos, porque DELE, POR ELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS... A ELE POIS A GLÓRIA ETERNAMENTE! AMÉM!!!

Itamar, um dos filhos de Arão, sacerdote, responsável por toda a administração do Santuário que se acabara de concluir, faz a contabilidade de tudo e isso é TORAH!

Na revolta de Korah (Corá), Moisés indignado por seus parentes se levantarem contra ele e Arão, a quem Deus escolhera faz uma declaração importantíssima: "...; nem um só jumento levei deles, e a nenhum deles fiz mal."- Num. 16:15

Nem o jumentinho no qual Moisés usou para sair de Midian e ir até o Egito para libertar seu povo do Egito, ele buscou restituição. NADA! O jumentinho foi investimento! Valeu a pena! Um jumento por dois milhões de vidas... 

"Quem é fiel no pouco, sobre O Muito será colocado"- A Riqueza escondida debaixo daquelas peles de animais, dentro daquele cercado feito de tecido de linho branco retorcido, era incalculável. "não havia Nele beleza e nem formosura, nada que nos atraísse", assim foi YESHUA, assim era o MISHKAN - Toneladas de Ouro, de Prata, Bronze, pedras preciosas, tecidos finos e outros tantos elementos, ali, no meio do povo, naquele Santuário, para que Deus pudesse habitar no meio deles.

As coisas naturais são um reflexo das espirituais, e quem é zeloso pela ordem, pelos compromissos no que é natural, demonstra ser também assim pelas coisas sobrenaturais. Se Moisés teve zelo por prestar contas de tudo o que foi usado para a edificação do MISHKAN, se ele foi zeloso, muito zeloso para com o povo, IMAGINE SÓ COMO ELE FOI ZELOSO PARA COM DEUS!!!

Há pessoas que querem ser absurdamente espirituais e demonstram ter zelo profundo pelas coisas de Deus, mas, não cuidam de seu orçamento pessoal; não são zelosos por seu casamento e filhos; não são zelosos em honrar sua palavra, seus compromissos, suas contas... COMO ACREDITAR QUE ALGUÉM ASSIM PODE SER DE FATO ZELOSO POR DEUS?

Há pessoas que querem ser mais justas que Deus, e são tão assépticas no cuidado com sua vida pessoal, e principalmente no que as pessoas poderão pensar disto ou daquilo, e fazem de sua vida um Livro Razão, e se orgulham dos controles e de sua moderação e jamais dão qualquer passo que não esteja dentro de seu orçamento, e confiam em suas poupanças, mas, não suportam agir por fé e confiar em Deus e empreender, porque não suportam a ideia de não estarem no controle de tudo... O que elas esperam de Deus é aquilo que pode ser controlado por suas mãos... Se Moisés fosse assim jamais teria ido libertar o povo do Egito, porque a única coisa que ele possuía era um jumentinho, e certamente ele sabia que com um Jumento ele não podia libertar o povo... O que ele fez? Ele investiu O JUMENTO EM DEUS!!!! Muitas vezes o que nós podemos por nossa administração e força, não é nada comparável com o que Deus tem para nós... COMO ACREDITAR QUE ALGUÉM ASSIM PODE SER DE FATO ZELOSO POR DEUS?

Há pessoas que sabem que foi Deus quem os chamou. Sabem que todos os recursos que passarem por suas mãos servem apenas para a Glória do Deus INCORRUPTÍVEL, e por isso, são zelosos pelas pequenas coisas, e por isso são aptos a viver as grandes coisas!!!

Há pessoas que não cuidam de seus líderes, estes que entregaram sua vida profissional, a chance de fazer carreira, de contribuir com uma polpuda previdência privada para garantir o seu futuro, e consideram isso como nada pelo fruto do que percebem Deus fazer em suas vidas, tocando milhares de milhares através de seus ministérios...

Há pessoas que querem enriquecer-se, viver uma vida no padrão de um grande C.O. de uma grande Multinacional, e a alegação é:  "Eu entreguei tudo e por isso tenho direito a isso, ou aquilo, ou a este luxo ou àquele outro"... ESTÃO COBRANDO O JUMENTO!!!! Ou ainda sequer investiram um... 

Viver piamente, dignamente, sem dívidas, sem necessidades, sem apertos e sem luxúria, sem ostentação, sem opressão, sem manipulação, sem corrupção, sem vergonha...

O Fiel no pouco será colocado sobre o muito... De coisas naturais é que falamos? Sim! De naturais e das espirituais... Pois, além de ser zeloso com todo TERUMÁ (Oferta), que o povo levantou Diante do Eterno para Construção do MISHKAN, MOSHÊ RABEINU (Moisés, nosso mestre), também foi zeloso a cada detalhe no que Deus lhe mostrou como Modelo para O MISHKAN.

Cada detalhe. Das coisas Santíssimas como a Arca da Aliança, a Menorah, a Mesa e o Altar de Ouro, até as argolas que seguravam O Véu; das medidas a confecção dos tecidos; da aplicação das cores até a ordem de se levantar O MISHKAN... Cada detalhe...

Quando Yeshua estava para voltar para os Céus, trinta e três anos depois de ter nascido no ventre de uma das virgens de Israel, Ele que se esvaziou de Sua Glória, estava para retoma-la, a Glória que teve com O Pai desde a Eternidade e então Yeshua disse a seus discípulos: 

"Não saiam de Jerusalém até que do Alto sejais revestidos de Poder!"

Cerca de 500 pessoas ouviram esta ordem de Yeshua, apenas 120 pessoas obedeceram. Este grupo onde estavam Pedro e os outros 10 Apóstolos; Miriam (Maria), mãe de Jesus e seus irmãos, entre outros tantos, permaneceu sem saber o que ocorreria na verdade. Esperavam a Volta de Jesus como os  anjos lhe disseram. Mas, o que fazer nesta espera?

Pedro toma a iniciativa de suprirem o local abandonado por Judas que havia se suicidado, naquele grupo de Apostolos. Semelhantemente ao que ELIAHU HANAVI (O profeta Elias), que juntou Doze Pedras, representando as Doze Tribos de Israel que estavam naqueles dias divididos, e ajuntou-as num altar, deitando lenha sobre elas; também fez um sacrifício sobre aquele altar e ainda deitou doze cântaros de água... Um cântaro para cada uma daquelas pedras, que representavam as doze tribos...

Pedro guiado pelo Espírito Santo. Pedro que ouviu de Yeshua: "te darei as Chaves do Reino dos Céus". Pedro toma a iniciativa que outrora teve Elias, de restaurar o Altar de Deus, que são vidas unidas por um PROPÓSITO. O PROPÓSITO DO REI dos reis.

Assim como Elias juntou as Pedras, Pedro juntou as Doze Pedras, agora com Matias entre aqueles que terão o seu nome escrito nos fundamentos da YERUSHALAIM HACHADASHAH (A Nova Jerusalém);
Assim como Elias juntou a madeira - Pedro tinha A Cruz do Calvário...
Assim como sobre aquela madeira Elias colocou o Novilho sacrificado e depois deitou muita água sobre todo o Altar - Yeshua foi crucificado no Madeiro, e depois de haver entregue seu Espírito ao ABA, do seu lado saiu Água e Sangue.

O que faltava? Nos dias de Elias veio fogo do Céu... 

Quando tudo o que Deus falou a Moisés no Monte Sinai;
Quando tudo o que Moisés contou para o povo do que Deus falou para ele no Monte Sinai;
Quando tudo o que o povo ouviu de Moisés que ouviu do Eterno no Monte Sinai foi realizado...

A PRESENÇA DE DEUS VEIO SOBRE O MISHKAN!

"Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo. Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo."- Ex. 40: 34 e 35

A Obediência libera a Glória de Deus...

Agora Deus tinha um CEP! Agora quem quisesse Deus, podia ir até o lugar onde o Seu povo fez para Ele uma habitação. 

Nos dias de Pedro, o Santuário foi o coração daqueles 120 homens e mulheres. Mas, resposta de Deus foi a Sua Presença, não mais em Santuários feitos por mãos de homens, mas, O Novo Coração gerado pelo Espírito, no MASHIACH, nosso amado YESHUA!

Que seja assim! Quando a Presença de Deus se levantar possamos segui-lo; se A Presença de Deus ficar, fiquemos com Ele.
Que de dia em nossas peregrinações A Presença Dele gere sua Maravilhosa SOMBRA sobre nós;
Que em cada noite O Fogo da Sua Presença nos traga luz, segurança e a Sua Glória para sempre. Amém!


KI MITZION TETZSEH TORAH
U´DEVAR ADONAI MIYERUSHALAIM!
(Porque de Sião sairá a Lei e a Palavra do Eterno de Jerusalém!)


Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário