sexta-feira, 15 de junho de 2018

KORACH - CORÁ



KORACH -  KORACH (Corá)

Números: 16:1 A 18:32
I Samuel: 11:14 a 12:22 
Romanos: 13:1 a 7

Núm. 16: 1 - ׳׳Agora KORACH (Corá), filho de Itzhar, filho de Kohat (Coate), filho de Levi, e Datan e Aviram, filhos de Eliav, e On, filho de Pelet, filho de Ruben."

Se eu pudesse dar um nome a esta Parashá, ou um apelido a chamaria de: "Me diga com quem tu andas que eu direi quem tu és"ou "Por que ele e não eu?". E lembrando que estes dois títulos que eu poderia dar, penso muito em meus pais, porque a  primeira pergunta  lembra uma frase que minha mãe sempre dizia e a segunda pergunta merece uma resposta que estava na ponta da língua de meu papai:  NÃO, POR QUE NÃO! 

A Escolha de Deus, a Soberania de Deus, A Vontade de Deus está muito acima da nossa vontade, bem como a nossa compreensão do que é certo, também o nosso juízo do que deve ser feito... Todas estas coisas estão tão abaixo dos Pensamentos, Planos e Sabedoria de Deus como o Céu dos céus se elevam sobre a Terra.

Korach era um Coatita, Levita, Hebreu, filho de Itzhar, irmão do pai 
de Moisés e Arão, logo, primo de ambos. Porque Deus escolheu a casa de Arão para O Sacerdócio e não a de Korach. Não há resposta humana para isso. "Deus tem misericórdia de quem Ele quer ter misericórdia".

Deus escolhe um homem: Arão; de uma família: os Coatitas; de uma tribo: a de Levi; de um povo: o hebreu, dentre todas as nações da Terra; dentre todos os seres que foram criados pelo Deus Vivo.

Os homens foram colocados no Jardim do Éden, antiga habitação de Satanás, e o Próprio Deus passa a vir visitar os homens na Viração do Dia. Antes Satanás, tinha de subir até o Céu dos céus, até o Monte Tzion Eterno, para lá adorar a Deus e lhe prestar culto, mas, agora, Deus vem ver e receber a adoração do homem, no lugar que era do Satanás! Porque o homem? 

Dentre todos os homens e todos os povos e nações, Deus poderia ter escolhida qualquer nação. Ele não faz isso! De um pai, Abraão, Ele cria um povo! Israel. Porque Abraão? Porque nenhum de seus irmãos? Porque Isaque e nenhum de seus outros filhos? Porque Yacov e não Esav (Jacó e não Esaú)? Porque a nação de Israel?

Dentre todas as famílias de Israel, Deus escolhe a Tribo de Levi, no lugar de todos os primogênitos de Israel. Porque os Levitas?

Dentre os filhos de Levi: Coate, Gershon e Merari, Deus escolhe a Coate para cuidar das coisas santíssimas. Porque os Coatitas?

Dentre os Coatitas, Deus escolhe a Casa de Amram, pai de Moisés E Arão. Porque esta casa?

Dentro da Casa de Amram, Deus escolhe Arão como Sumo Sacerdote. Porque Arão?

Toda nação é santa, separada, foi tirada do Egito. Alguém poderia dizer: Porque criar um povo? Porque não usou um que já estava aí?

Porque? Porque Deus quis assim! Porque Deus é Deus.

Submeter-se assim? Simplesmente por ser a Vontade de Deus, por ser a Eleição de Deus sobre alguém, por ter Deus estabecido Autoridade, sobre a vida de alguém? Isso parece simples mas, não é. 

Porque ainda que percebamos um dom, uma autoridade e capacidade nata em alguém, tal pessoa certamente possui, (como todos os outros homens) debilidades também, falhas também, incapacidades, etc... São homens. Quando determinadas pessoas são destacadas como negativas, e isso é usado como justificativas para murmuração, motins, etc... não está se tocando os homens investidos de autoridade; não se está apenas destacando o que é verdade: os homens são maus e possuem defeitos!

Questionar porque tal pessoa e não eu, ou outrem, é uma insurreição contra a Autoridade de Deus, de onde provém toda Autoridade que há nos Céus, na Terra e abaixo da Terra.

Quando Israel quis ser como as outras nações da Terra possuindo um Rei, não desprezaram com isso a Samuel, nazireu, levita e sacerdote... Estavam desprezando a Autoridade de Deus. 

Deus que havia manifestado a maneira que conduziria o seu povo através da Torah e do julgamento dos Anciãos e dos Juízes, é quem estava sob julgamento e desprezo. Levantar-se contra a uma pessoa que tem Autoridade da parte de Deus para realizar algo, é rebelar-se contra Deus.

Moisés que já tinha tratado com a rebeldia de seus irmãos, viu como Miriam ficou, e agora diante da Rebelião de Korach, teve de se prostrar com o rosto em Terra, sabendo que com aquelas declarações, seu Primo e seus companheiros foram longe demais... Agora chega!!!!!

Porque desejar, querer a visibilidade que o serviço ao Eterno pode trazer, não se esquecendo que esta visibilidade está diretamente ligada a um trabalho árduo que ocupará todo o restante de sua vida?

Ninguém poderá dizer: Estou de férias, ou quero me aposentar ou ainda: cansei!!! rssss Não dá pra desistir, uma vez assumido o ministério, pois a unção é IRREVOGÁVEL!

Na verdade esta Rebelião começou bem lá atrás! Satanás, criado como o sinete da perfeição de Deus, cheio de formosura, honrado por ser o responsável pela adoração diante da Presença de Deus, não se contentou com O Seu Chamado. Quis mais! A Iniqüidade se achou em seu coração. Quis ser, quis ter, quis usurpar a posição do ETERNO!

Que estupidez! Como alguém criado pelo Eterno, conhecendo Sua Glória, sendo o Líder da Adoração Celestial não se satisfez com tanta honra? Não sabemos! O pouco que conhecemos é o que a Bíblia diz, coisas que vemos em inúmeros pregadores, músicos, cantores, adoradores, etc, quando manifestam a mesma maldade e insurreição, puxando o tapete uns dos outros, com o desejo de maior visibilidade e com o alvo de ser o que não foram chamados para ser; para fazer o que não foram chamados a fazer; exatamente como o Diabo.

O que dizer então das estruturas empresariais, das corporações e de todo o sistema do mundo, onde em todo tempo uns estão puxando os tapetes de outros para ocuparem as posições, terem as honras, receberem a glória, tomarem os recursos que não lhes cabia?

O plano diabólico expresso nas empresas, nos governos mundiais, nas corporações, em todas as áreas de atuação humana e até entre o povo de Deus em que pessoas se levantam contra as autoridades constituídas, entendendo que poderiam realizar as mesmas coisas de forma mais competente e cheia de sucesso, é parte da peçonha terrível que Satanás conseguiu inocular no ser humano através do Pecado.

Korach foi insuflado pela concordância de seus amigos. Korach, sentiu-se fortalecido pelos homens que o seguiram. Korach levantou-se contra sua família, contra A Vontade de Deus, contra todos os sinais que Deus dera até então, livrando o povo de Israel da escravidão do Egito através do Ministério de Arão e Moisés.

Korah não temeu tocar no ungido de Deus. Korach na verdade não sabia, que estava na verdade tocando em Deus. O fim de Korach e seus companheiros foi terrível. O fim da Rebeldia sempre é terrível.

Mas, isso é histórico! Isso só ocorreu na Torah! Nos parece que nem deveria estar escrito, porque isso nunca mais aconteceu, não é?

Infelizmente esta não é a verdade. Quantas pessoas, infelizmente não se alegram com a Eleição de Deus, com o Propósito do Eterno para a sua vida. 

No lugar de buscarem a Deus e descobrir quem é O Senhor. Qual o Plano, o Desenho de Deus para suas próprias vidas, consideram muito mais fácil imitar, desejar, querer, tomar algo que é atraente aos olhos, do que gastar tempo na Presença do Criador para entender qual o Seu Plano. E esta atitude é mortífera!!!!

Como Deus escolheu para julgá-los? 
Qual é o exemplo na Bíblia para se julgar quem é quem?

TRAGAM TODOS OS SEUS INCENSÁRIOS!

Vamos tragam a Sua Adoração diante de mim! Todos! 

Pois cada um deles meteu fogo nos incensários e os deixaram perante A Face do SENHOR! Moisés foi até a casa dos líderes daquela rebelião e mostra que a Autoridade que estava sobre Arão, veio de Deus através de sua vida, passou por ele.

É como uma corrente que nos une até o Trono de Deus, o lugar de onde procede toda a Autoridade. 

Moisés (e não Arão) fala com Deus e faz prova se realmente ele é um SHALIACH de Deus, um Enviado, um Apóstolo do SENHOR. 

O Ataque era contra o Sacerdócio de Arão e contra a liderança de Moisés. em última instância contra a Soberania e Autoridade de Deus, e o Arão não abriu a sua boca, apenas adorou a Deus também como o seu incensário, como os demais também fizeram. 

Enquanto a adoração subia, mais uma vez Korach levantou-se contra Moisés chamando todo povo diante da Tenda da Congregação. O que ele queria? DEMOCRACIA! 

A Voz do povo. Somos todos iguais - IGUALDADE / Queremos nos ver livres dos mandos e desmandos de Deus, o que ele estabeleceu não está bom para nós. Queremos ser LIVRES - TER A LIBERDADE DE ESCOLHER OS NOSSOS LÍDERES E REPRESENTANTES... Porque somos irmãos... Ah é?! 

A Terra abriu a sua boca e estes malvados e todos os de suas famílias, foram engolidos vivos e desceram vivos ao Abismo.

Porque? Para que se provasse que VERDADEIRAMENTE DEUS era com Moisés e Ele havia estabelecido a Arão. 

Precisava isso? Moisés que era a Autoridade de Deus pediu. Deus realizou! Quem vai contesta-Lo?

Aquele que quiser subir, vai cair!!!

O povo, e principalmente todos os 250 que apoiaram a rebelião também se levantaram contra Moisés e Arão como se ambos fossem responsáveis pelo Juízo de Deus. 

Fogo saiu da parte de DEUS e os consumiu a todos! todos os incensários de todos foram consumidos e tornaram-se placas que   passaram a ser usadas diante do Altar, como testemunho de que Arão e seus filhos e descendentes, eram os que Deus estabeleceu para O Sacerdócio.

Deus mudou? DE MANEIRA NENHUMA!

"...Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas." Salmo 105:15

O que é um ungido? Alguém que transporta em vasos de barro, um tesouro precioso! 

É muito mais fácil, levantar-se contra o nosso líder, contra o nosso irmão quando julgamos Deus injusto. 

Satanás diz que Deus é injusto no caso de Jó. Satanás acusa a Deus de cuidar de uma maneira tão especial de seu servo, que se O Eterno lhe tirasse sua proteção e os benefícios que lhe dera, Jó o amaldiçoaria. Jó, não sabia de nada do que se passava no Mundo Espiritual. Jó, na mais profunda crise que qualquer um de nós jamais enfrentou disse: "Deus deu, Deus tomou! Bendito seja O Nome do ETERNO!"

Quando alguém não compreende quem realmente é em Cristo (NO MASHIACH). Quando alguém se considera inferior a outro, ou superior, certamente esta bobagem é fruto de ter desviado os seus olhos de Cristo. Tirou os olhos do Mashiach para comparar-se a outros... O que somos nós para que O Eterno se lembre de nós? Mas, Ele nos amou! Ele nos desejou! Ele planejou coisas conosco, tem usado profetas, tem nos falado ao coração, tem revelado a Sua Palavra, tem nos feito ver O Seu Reino de Amor... 

O Apóstolo Paulo, nos contesta: "Se você foi chamado por Deus como judeu, O sirva como judeu! Se foi chamado como não judeu, O sirva como não judeu! Se comer, coma para Ele. Se vai abster-se que o faça para Ele. 

Há uma grande guerra em nossa sociedade que observa as modelos das revistas, os atletas profissionais, as passarelas da moda, os últimos brinquedos com a mais alta tecnologia, os carros mais potentes e então, deixa de alegrar-se com a cor do cabelo que possui, com  a casa que mora, com a esposa ou marido que tem, com o chamado que exerce e as pessoas buscam a todo tempo romperem os seus limites como se limites pudessem ser rompidos?! Limites são limites!

NO CRIADOR SENHOR DE TODOS, ETERNO DEUS, não há limites... Nele saltamos muralhas, Nele desbaratamos exércitos... NELE!!!!

Porém Deus disse a Moisés que ele não entraria na Terra Prometida. E ele não entrou! Não é não. Há limites!

Salmo 131: 1 a 3 - "Eterno, não é soberbo meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais pra mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, Oh Israel, no ETERNO, desde agora e para sempre."

ESPERA NELE! NELE!

Olhe no espelho e veja que obra gloriosa Deus fez em você. Agradeça pelo propósito de Deus. As lutas do presente não se podem comparar com a Glória que há de se manifestar em nós. Não olhe para outros, olhe para O MASHIACH e seja grato. 

Busque-O, conheça-O, um dia YESHUA perguntou a seus discípulos: "Quem as pessoas dizem que eu sou?" depois Yeshua perguntou: "e vocês, para vocês quem eu sou?" Depois de cerca de 3 anos andando juntos, ouvindo a Yeshua, vendo os milagres que O Mestre manifestava, Simão disse: "Para mim ATÁ MASHIACH!!!!" "Você é O MASHIACH, O Filho do Deus Vivo!" 

Que conclusão mais gloriosa! Yeshua está te chamando para andar com Ele. Vá! Conheça O Senhor, desfrute do Seu Amor, experimente sua Paz, e quando Ele te perguntar; "e pra você quem eu sou?" Diga que para você Ele é O MASHIACH; que Ele é Deus, que Ele é o Rei; Que Ele é a VIDA; Que Ele é O Teu Amado...

Yeshua depois desta declaração de seu discípulo disse: Simão Barjonas, não foi carne e nem sangue que te revelaram isso, senão O Espírito de Deus, por isso eu te digo que tu és KEFAS (Pedra, Pedregulho), e sobre esta TZUR (Rocha, Rochedo), edificarei a MINHA KEHILAT (A Minha Igreja).

Quando entendemos quem Yeshua é para nós, nos é revelado quem verdadeiramente somos. SOMOS O PROPÓSITO DE DEUS. O propósito de Pedro era ser Pedro; o meu é ser "pequeno", o teu pode ser grande.

O DELE É SER NOSSO REI E NOSSO DEUS PARA SEMPRE!!!!

Moisés mandou que cada príncipe das Tribos de Israel trouxessem seus cajados e os colocassem diante do Eterno, e Arão trouxe o seu cajado e o colocou diante do Eterno, juntamente com os demais... O Cajado de Arão no outro dia, tinha florescido, e aparecerem flores, folhas e amêndoas maduras... Uma vara ou um cajado de alguém quando cortado de uma árvore morre, pois a seiva da árvore pára de correr pela planta. A vara de Arão floresceu, porque A RESSURREIÇÃO E A VIDA era a Autoridade que Deus lhe concedeu em seu SACERDÓCIO...

Pois desde os primeiros apóstolos o Testemunho e a Pregação de todos era a mesma: 

"ELE RESSUSCITOU! VERDADEIRAMENTE JESUS RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS!!!!"

Satanás quis colocar um trono acima do Trono do nosso Deus. Ele quis subir e por isso caiu!

Jesus sendo Deus, despojou-se de sua Glória e desceu... Desceu e veio a este mundo. Seu primeiro berço foi um Cocho (manjedoura onde os animais se alimentavam). Ele veio para purificar os leprosos, curar os enfermos, libertar os cativos, restaurar a visão dos cegos, transformar as pessoas. Ele foi fiel, injustamente o condenaram e Jesus se fez maldito, se fez pecado, enfermou-se por amor de nós e se tudo isso já não bastasse, Ele foi para o Hades (local de sofrimento para os que morrem sem Deus), descendo então até aonde jamais nenhum de nós que temos a Yeshua iremos. Tudo por causa dele. 

POR ISSO DEUS O EXALTOU E LHE DEU O NOME SOBRE TODO NOME. DIANTE DO NOME DE YESHUA, TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LÍNGUA CONFESSARÁ QUE YESHUA HAMASHIACH (JESUS CRISTO), É O SENHOR DOS SENHORES E O REI DOS REIS.

A ELE SEJA A GLÓRIA PARA SEMPRE AMÉM!!!


KI MITZION TETZSEH TORAH
U´DEVAR ADONAI MIYERUSHALAIM!
(Porque de Sião sairá a Lei e a Palavra do Eterno de Jerusalém!)


Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem