sexta-feira, 29 de junho de 2018

BALAC - BALAQUE


BALAC - BALAQUE

Números: 22: 2 A 25: 9
Miquéias: 5: 6 a 6: 8
Romanos: 11 : 1 a 36 

Núm. 22: 2 - ׳׳viu, pois, Balac, filho de Tzipor, tudo o que Israel fizera aos Amorreus"

A nossa tendência humana é querer saber quem foi Bilam (Balaão), este profeta, que se vendia por dinheiro, mas, que conhecia a Deus numa intimidade tão grande. 

Lembramos de Yitró (Jetro), sogro de Moisés que era sacerdote de Midian. 

Este Midian, um dos filhos de Abraão com Quetura, sua segunda esposa, tinha a circuncisão e a tradição do Patriarca, e talvez Beor quanto seu filho Bilam, tinham conhecimento do Deus de seus pais, embora lhes faltasse temor, pelo que O conheciam, mas, Bilam se vendia por dinheiro.

Por incrível que pareça, ainda em nossos dias há profetas que conhecem a Deus, que conhecem a Voz de Deus, mas, que se vendem por dinheiro e ensinam, estando prontos a amaldiçoar quem Deus não amaldiçoou se lhe pagarem um bom preço, sendo justamente esses que acabam por ensinar como fazer laços para que o povo de Deus caia... O Lago de Fogo é o destino destes, mas, Bilam e quem lhe imita hoje não merece mais do que um parágrafo...

Na verdade, esta história, parece mais um parênteses pois ela fala tão intrinsicamente a Israel. Quem é Israel?!

O povo que tendo as promessas de Deus feitas aos Patriarcas, depois de séculos de escravidão, passou a se beneficiar e se alegrar com as cheias do Nilo, de onde vinha a prosperidade do Egito;

O povo que se levantou contra Moisés, quando a palha foi tirada, do trabalho árduo de fazer tijolos;

O povo que murmurou ao se ver fechado entre O Mar Vermelho e os exércitos de Faraó;

O povo que depois de três dias caminhando no deserto, murmurou contra Moisés a ponto de querer mata-lo por causa das águas amargas de Mara;

O povo que murmurou pedindo carne, chamou O Manah de Pão vil, murmurou por sede, murmurou por sentir falta dos pepinos, tomates e cebolas do Egito;

O povo que chorou com o relato dos espias querendo levantar um capitão que os levasse de volta ao Egito;

O povo que tentou entrar na Terra Prometida, mesmo ante a advertência de Deus que não o fizessem, já que o destino daquela geração por sua incredulidade foi: "morrer no deserto";

O povo que gerou Korach, O povo em que 250 homens se levantaram contra Moisés e Arão;

O povo que adorou o Bezerro de Ouro nos pés do Monte Sinai;

Este povo...

Muitos hoje veladamente ainda se perguntam: 
Que povo é esse?

Alguns dizem que é o povo que matou a Jesus;
Alguns dizem que é o povo que quer levar vantagem em tudo e que engana todo mundo;
Alguns dizem que querem ser judeus hoje e que são descendentes dos judeus expulsos de Portugal e Espanha, e até gostariam de ter o reconhecimento disto, para obterem os passaportes europeus, mas, qual judeu realmente cujos antepassados foram mortos e perseguidos nas fogueiras da inquisição, gostariam de voltar para aqueles lugares?

Alguns amam os objetos de culto, compram talits, shofares, kipás quando vão a Israel; tiram muitas fotos, trazem pedras nas bagagens, produtos do Mar Morto, mas, voltam falando mal dos religiosos; falam mal da segurança para entrar e sair do país; falam mal dos altos preços cobrados em cidades como Jerusalém. Muitos acham ruim quando as mulheres são convidadas a cobrirem os ombros, ou são impedidas pelas roupas curtas e sensuais de irem a alguns lugares sagrados. Muitos zombam por ter de cobrir as cabeças quando entram em lugares de oração.

Em Israel hoje a maioria esmagadora das pessoas não são religiosas, ou seja, não tem uma vida devotada a Deus. Os jovens depois do Exército viajam para alguns países do mundo e acabam muitas vezes envolvendo-se com prostituição e drogas, coisas que não são comuns em Israel.

Muitos jovens passam a viver juntos e só apenas depois de alguns anos de convivência casam-se, para checar se o relacionamento vai dar certo. 

Em Israel hoje, já foi superado o número emblemático de 1.500.000 de abortos, número de crianças que foram mortas pelos nazistas, no III REICH. 

Em Israel pessoas do mesmo sexo podem casar-se e adotarem crianças; em Israel há Marcha Gay. Muitos ex-primeiros ministros de Israel e grandes autoridades governamentais já foram processados e até perderam seus cargos por corrupção; recentemente se aprovou os jogos de futebol aos Shabat's;... e tantas outras coisas...

A Palavra de Deus em Provérbios 26:2 diz que: "a maldição sem causa, não prospera." 

O que nos leva a pensar, o que daria permissão para que uma Maldição atinja uma pessoa ou família? Para que tal Maldição prospere (se cumpra)? O PECADO!

Havia pecado em Israel? Há pecados hoje no povo judeu?

Será que o maior problema dos judeus é mesmo não crer que YESHUA é O MASHIACH? Ou será que isso é apenas a ponta do Iceberg, de algo muito maior que é ter dado as costas para Deus como nação? Será que a luta para que O Nome de Deus aparecesse na Declaração de Independência, através da expressão: TZUR ISRAEL, não é apenas uma demonstração que o Povo que foi feito por Deus há muito tem deixado O Eterno? 

Quem porém, há de amaldiçoá-los? Quem é reto diante de Deus, qual a nação que vive para Deus e pode declarar-se Feliz, pois O Seu Deus é O ETERNO para atirar a primeira pedra??? 

Os Estados Unidos da América? O Reino Unido? O Brasil? Quem? 

QUEM PODE AMALDIÇOAR A QUEM DEUS ABENÇOOU?

Deus não escolheu os judeus. Ele fez o povo judeu para Ele.

Deus tomou um homem e fez dele um pai, o Pai Abraão, de quem O Eterno sacou Israel, seu escolhido!

Quem é como o povo judeu? Quem viu tantos sinais e milagres feitos pelo próprio Deus por amor do seu povo? A quem O Eterno revelou a Torah? Quem tem uma história de 5.000 anos? Quem foi espalhado por todas as nações da Terra e voltou a ser reunido? Quem tinha uma língua morta que voltou a ser falada? Quem tem o maior número de prêmios Nobels de entre todas as nações da Terra? Quem em todas as gerações gerou o maior números de cientistas, artistas, empreendedores, intelectuais, que não Israel? Por que? Como?

Porque Deus...

Porque Deus abençoou a Israel;
Porque Deus se colocou entre o feiticeiro Bilam e O Seu povo;

Porque nada escapa aos olhos de Deus! 

Porque no deserto junto com uma geração inteira de pessoas que pecaram contra Deus, havia pessoas como Josué, Calebe, Moisés, Aarão, Miriam, Eleazar e outros...
Porque nos dias de Elias, quando o profeta achou que só ele restara com temor de Deus, O Eterno lhe disse que havia ainda 7.000 que não dobraram seus joelhos diante de Baal.
Porque sempre haverá um remanescente fiel!

Quem pode lançar a primeira pedra? Os evangélicos? Os Batistas, Assembleianos, Apostólicos, Presbiterianos, Católicos, Mórmons? Quem? 

E os pactos com a Maçonaria, e com a idolatria; e com o orgulho e com o culto ao homem e à personalidade dos líderes, e com doutrinas de demônios e a prostituição com o humanismo e com a prosperidade de Mamóm? Quem pode lançar a primeira pedra? 

Da mesma sorte, não acreditamos nas estatísticas que dizem que 25, 30 40% da nossa população tornou-se cristã, porque o próprio Império Romano 100% tornou-se cristão, por um decreto, mas, jamais conheceram de fato ao Deus vivo. Bem como hoje, por um modismo, por oportunidades, por mídias e técnicas mercadológicas, muitos podem declarar-se cristãos, e logo em seguida sua prática de vida os revelará como: NÃO PRATICANTES!

Porém há e sempre haverá um remanescente fiel!

Nossa fé é que as coisas vão mudar... FÉ NO QUE? EM QUEM? NELE! POR ELE E PARA ELE!

Deus disse que todo Israel será salvo. O Todo pode ser visto como o Remanescente? Sim. Talvez. O que me cabe? É não parar de orar, não parar de amar, não parar de crer jamais, não parar de viver para que isso se cumpra, porque nisso glorificamos o nosso ministério!

Que ministério? O DE NÃO SER JUDEU E MESMO ASSIM SER AMADO!

Ahhh A SALVAÇÃO ME ALCANÇOU!!!! Eu aqui no fim do mundo! Enquanto os Arianos e os Judeus lutam por uma raça pura, um vira-latas como eu e muitíssimos, somos uma mistura de todos os povos, raças, tribos, línguas e nações também foram amados! 

E o que Deus fez na vida dos Patriarcas e de David e dos Santos Apóstolos e Profetas alcançou minha família... YESHUA revelou-se a mim, em meu coração...

Logo eu? Tão cheio de defeitos, tão pecador, tão pecador, tão pecador... Como pode ser?

Se Bilam amaldiçoasse a Israel, a maldição poderia provocar uma grande destruição para o povo de Deus, mas, ele não pôde, porque O POVO ERA E É DE DEUS! !!!

Porque Deus me amou tanto assim? Porque se eu nem sequer sou um judeu? 

Porque Ele amou o mundo e tem misericórdia de quem Ele quer ter misericórdia... ELE É DEUS! ELE É SOBERANO... e eu... alguém absolutamente rendido e cheio de amor e gratidão por que Sua Misericórdia me alcançou... 

Isso não fez de mim alguém perfeito, mas, tem mudado minha maneira de ser, de pensar, de viver a cada dia... O SEU AMOR ARREBATOU O MEU CORAÇÃO...

O que será que os judeus sentem ao lerem a Parashá BALAC? Meu Deus, pela boca de um agoureiro, Deus faz as maiores declarações de Amor por seu povo... Porque eram bonzinhos? Não! Aquela geração pereceu no deserto, mas, o remanescente entrou e tomou a Terra Prometida. 
Apenas uma vez isso ocorreu com Israel? Não, a cada geração uns decidem pela morte e maldição, enquanto outros decidem pela Vida e Bênçãos. 

Não podendo amaldiçoar o Povo Bendito de Deus, Bilam sugere a Balac que colocasse armadilhas para que o povo de Israel pecasse mais uma vez... 

A prostituição na carne, é um sinal da prostituição no coração. Os filhos de Israel se prostituem com as filhas de Moab, que se apresentaram como prostitutas e logo, por incrível que pareça, os israelitas estavam prostrados diante dos seus deuses abomináveis. 

É a História de Israel? Não, também é a nossa história! 

Se houvesse uma votação os batistas não poupariam os assembleianos;
Se houvesse uma votação os assembleianos não poupariam os presbiterianos; 
Se houvesse uma votação os presbiterianos não poupariam os apostólicos;
Se houvesse uma votação os evangélicos não poupariam os católicos; 
Se houvesse uma votação os cristãos não poupariam os judeus;

Cada um sempre se vê melhor do que os outros... porque é muito fácil ver os erros e defeitos dos outros, deixando de olhar para O Mashiach e a Sua Santidade. Se olhássemos para Ele veríamos todos o quanto estamos distantes do que Deus espera de nós.

Deus tenha misericórdia de nós!!!!

Ele teve e tem!

Esta misericórdia que faz com que os judeus se sintam tão enciumados, já que somos misturados e nossos antepassados serviram a ídolos e a demônios.

Quando os judeus percebem que esta misericórdia nos alcançou logo se levantam para nos condenar, nos mostrando a nossa ignorância quanto a Torah e quanto às alianças e ficam com raiva porque tratamos a Abraão com intimidade e conhecemos os profetas e os salmos muitas vezes melhor do que eles... A desculpa é sempre a mesma:

Que nossas traduções estão erradas; logo apelam para o hebraico, para a Tradição e quando não há mais argumentos e nem respostas... Nos chamam de "goi" não por sermos naturalmente não judeus, alcançados pelo Amor de Deus entre as nações, mas, para nos desprezar, e por que isso? Porque o ciúmes está ardendo em seus corações...

O que fazem então? Vão pegar a Torah e vão checar o que falamos em hebraico e ao menor sinal de erro literal do tradutor já possuem uma convincente desculpa para nossa ignorância, já que não somos judeus...

Nos chamam de Ben Noach (filhos de Noé), e nos dizem para cumprirmos os mandamentos de Noach, já que como não judeus, não precisamos cumprir as 613 Mitzvot... 

O que não sabem é que sim a nós foi ordenado por YACOV, irmão de YESHUA, que não fossemos molestados, mas, que apenas nos abstivéssemos de carnes de animais sufocados, de comer sangue, de relações sexuais ilícitas e é óbvio da idolatria e culto a falsos deuses... Nós já sabíamos disso! Não nos é necessário avisar novamente, mas, NÃO SOMOS APENAS BEN NOACH, como também são os próprios judeus e todo ser humano deste mundo, mas, também somos BEN AVRAHAM, também somos filhos da Promessa... Somos como as estrelas do céu que não podem ser contadas... 

Ao nos verem assim, passarão cada vez mais enciumados a serem SHOMER TORAH, cada vez mais terão zelo pela Halacha e se tornarão de fato casher, casher... Nesta busca, nesta reaproximação, nesta TESHUVAH, vão reconhecer a quem traspassaram... Não! Os judeus não apenas crucificaram a YESHUA sozinhos. Nós todos, com os nossos pecados juntamente com os deles fizemos isso...

Eles deram as costas para Deus, tantas vezes, como fazemos hoje, mesmo tendo sido alcançados pela profundidade desta Misericórdia que nos alcançou mesmo não sendo nós judeus...

Todos por fim serão mergulhados, inseridos, recebidos, nesta MISERICÓRDIA, e todos serão salvos... TODOS!

Quem? O remanescente! Deles e nosso...

É muito mais do que repetir uma oração ditada por alguém...
É muito do que usar kipá e saber a brachá do Talit...
É muito mais do que cantar os hinos na igreja...
É muito mais do que saber o Kadish...
É muito mais do que entrar num tanque de água e sair de lá um pecador molhado...
É muito mais do que deixar de comer por 25 horas no Yom Kipur...
É muito mais do que tocar, cantar, ouvir, 3 rápidas e duas lentas para depois ouvir "A PALAVRA", que na maioria das vezes quando questionados dirão que foi "tremenda", mas, quando solicitados a dizer realmente o que foi pregado não se lembrarão...

É muito mais...

Talvez alguém seja bastante critico comigo mesmo dizendo: Ele fala coisas pesadas demais, e há em suas palavras peso e tristeza... Sim. Cada um inclusive eu percebem as coisas de uma forma... Mas, como Deus vê? Como Ele os vê? Como Ele nos vê?

Quais são as Suas palavras sobre o seu povo?

O que O ETERNO diz sobre Israel me comove...

Me faz amar os judeus, não por serem perfeitos, mas, por serem amáveis... Deus os ama, então os amamos também.

Não por nos tratarem bem, mas, porque foram os que transportaram a Glória de Deus que hoje está também sobre os nossos ombros...

Me faz abençoa-los vendo que O Meu Deus, O Meu Criador, os ama, os chama de filhos, os trata como filhos, os corrige com severidade, mas, não desiste de restaurá-los... 

Não, eu não espero que Deus me trate da mesma forma, já que eu não sou judeu. Eu sou filho também e reconheço nos judeus os meus irmãos mais velhos, meus exemplos...

Realmente alguns exemplos não foram tão bons, mas, tendo nós a chance de fazer o certo erramos também, e isso me faz amar mais A Deus, nosso Pai e a meus irmãos...

Quem é muito amado é seguro! Fomos muito amados, tendo sido alcançados nos confins da Terra com O Amor de Deus. 

Eu tenho amor e me inspiro em meus irmãos judeus. Choro em não vê-los no Centro da Vontade de Deus, e não deixo de orar, não deixo de crer, não deixo de servi-los cada vez que posso, cada vez que me dão oportunidade de demonstrar amor de uma forma prática. Ajudando, servindo, amando, abençoando...

Os amo mais do que as pedras de Jerusalém, e me comovo por eles mais do que pelo pó da cidade do Grande Rei... Eu amo mesmo os de roupas pretas, os que nos olham feio, os que não falam conosco, os que nos empurram às vezes...
Quem explica amor? Eu amo! Eu amo os jovens... são tão lindos, capazes... ver aquelas moças e moços com suas metralhadoras, dançando de braços dados no Kotel com seus amiguinhos, tão sérios e tão crianças, os BNEI ELOHIM, os BNEI ISRAEL...

Balac os viu e os temeu. Ficou sabendo das proezas que viveram e os odiou... Na verdade odiou a Deus que realizou neles tão maravilhosos feitos... 

Olhe para eles e os ame... Sabendo das proezas que vivem, os ame... Na verdade ame a Deus que tem realizado neles tão maravilhosos feitos... "PORQUE DEUS, De maneira nenhuma rejeitou O SEU POVO!"

Qual é a prova? PAULO, O apóstolo dos não judeus é a prova! Ele diz isso! "Eu sou israelita da descendência de Abraão, da Tribo de Benjamim." O que Paulo está dizendo?

Se ele foi além de ser eleito como Judeu, também o foi pela Graça, porque é impossível hoje que outros judeus venham a crer em Yeshua, e reconhece-lo como MASHIACH? 

Pois é possível! É possível e temos visto isso com os nossos olhos... Ah! Os olhos!!! Alguns espias se viram como gafanhotos diante dos povos da Terra e dois disseram: "Eia, subamos e possuamos a Terra!" - Alguém como eu vai dizer: Meu Deus que lindo, as profecias estão se cumprindo diante dos nossos olhos e a Videira e a Figueira estão juntas dando seus frutos... 

Outros vão olhar para os números e para os recursos e não vão dar importância alguma para isso, como se uma vida, um judeu, um não judeu que de fato abre o coração para Deus e é iluminado fosse tão desprezível como aquelas duas moedinhas que a viúva lançou no Gazofilácio, e ante o olhar e o destaque do Mestre, nenhum dos apóstolos sequer teceu qualquer comentário... É assim muitas vezes... O QUE IMPORTA É COMO DEUS VÊ!!!!!

"Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? Como posso denunciar a quem O Eterno não denunciou? Pois do cume das penhas vejo Israel e dos outeiros o contemplo: eis que é povo que habita só e não será reputado entre as nações. Quem contou o pó de Jacó ou enumerou a quarta parte de Israel? Que eu morra a morte dos justos, e o meu fim seja como o dele...
Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não cumprirá?... Ele abençoou não o posso revogar. Não viu iniqüidade em Jacó, nem contemplou desventura em Israel; O Eterno seu Deus, está com ele, no meio dele se ouvem aclamações ao seu Rei. 
Deus o tirou do Egito; as forças deles são como as do boi selvagem, pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; agora, se poderá dizer de Jacó e de Israel? Que coisas tem feito Deus!
Eis que o povo se levanta como leoa e se ergue como leão; não se deita até que devora a presa e beba o sangue dos que forem mortos... 

Quem já não se emocionou ouvindo ou cantando                          MA TOVU...

Que boas são as tuas tendas, oh Jacó! E as tuas moradas, oh Israel! Como vales que se estende, como jardins à beira dos rios, como árvores de sândalo que O ETERNO plantou, como cedros junto às águas. Águas manarão de seus baldes, e as suas sementeiras terão águas abundantes; o seu rei se levantará mais do que Aguague, e o seu reino será Exaltado.
Deus tirou do Egito a Israel; cujas forças são como as do boi selvagem; consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e com as suas setas, os atravessará. Este abaixou-se, deitou-se como leão e como leoa/ quem o despertará? Benditos so que te abençoarem, e malditos os que te amaldiçoarem.  (palavras que O Eterno colocou na boca de Bilam para abençoar a Israel)


Mesmo com tantos erros, defeitos, imperfeições, Deus olha para Israel e diz: SÃO MEUS! SÃO MEUS FILHINHOS!!!



"MA TOVU OHALEICHA YACOV MISKENOTEICHA ISRAEL"

         


"Quão belas são as tuas tendas oh Jacó e as tuas moradas oh Israel")


KI MITZION TETZSEH TORAH
U´DEVAR ADONAI MIYERUSHALAIM!
(Porque de Sião sairá a Lei e a Palavra do Eterno de Jerusalém!)


Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário