quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Shofar e O Caminho



O SHOFAR E O CAMINHO

Quando o povo de Israel, foi tirado do Egito e da Casa da Servidão, peregrinou 40 anos no deserto do Sinai, estando tão próximos do lugar que futuramente tomaram posse. Durante este tempo muitas coisas significativas, que hoje são como exemplos (sombras), do que se manifestou em Jesus, ou do que está hoje ocorrendo com a Igreja de Cristo.
Durante este tempo Deus ordenou que um Santuário (chamado de Tabernáculo – MISHKAN), fosse construído, e neste Santuário que possuía três compartimentos: A Átrio, O Lugar Santo e a Santidade das Santidades. Para ter acesso a cada um destes locais, também era necessário atravessar três portas, chamadas de HADERECH, HAEMET E HACHAIIM. (O Caminho, A Verdade e A Vida). Sei que a esta altura você já está decolando nas asas do Espírito, por conta da Revelação. Porém hoje quero me ater à 1ª Porta. A Porta que dava acesso às outras áreas. A Porta chamada CAMINHO.

Esta porta curiosamente era sustentada por 4 colunas, de cerca de dois metros de altura, e era feita com bordados que foram confeccionados com 5 Materiais: O Púrpura, o Carmesim, o Linho e o  Estofo Azul, estes elementos, tecidos juntamente com um fio de ouro.

As cores assim com as colunas eram uma clara referência aos 4 Evangelhos, e o fio de Ouro, inquestionavelmente é uma Alusão À Glória de Deus, entrelaçada com a Revelação de Cristo, nos Evangelhos de Mateus (representado pelo Púrpura a cor da Realeza); Marcos (representado pelo Vermelho Sangue – O Carmesim); Lucas (o Branco da Pureza e Santidade) e o Evengelho de João (O Azul da Cor do Céu, no Evangelho que nos apresenta Jesus como Deus).

Quando Jesus Cristo, respondendo a Tomé diz que o Lugar para onde vai era O Pai, revela que O Tabernáculo, era uma representação Dele mesmo, e que ninguém chegaria À Santidade das Santidades (A Presença de Deus), se não através Dele. Ele é O Caminho, Ele é a Verdade e Ele é a Vida.

No entanto, ele frisa que não se pode simplesmente chegar à Verdade, ou pular o Muro e tentar encontrar a Vida, se primeiro não passarmos pelo CAMINHO. É O Caminho! NINGUÉM VAI À DEUS SENÃO POR ELE.

Todas as religiões que existem baseiam-se no conceito de que há um ser supremo, uma Divindade, ou um monte delas, porém ligados, criados, submissos ou em guerra, com um Deus supremo. Um Pai de todos. Pois bem. Religião nenhuma nos pode levar a Deus, O Deus Único e Verdadeiro, porque O Único Caminho que nos leva a Deus é Jesus Cristo de Nazaré, e Ele crucificado, morto e ressurreto!

Quando o Apóstolo Paulo na cidade de Éfeso, pregava à Respeito do Caminho (uma alusão a Jesus), os que ouviam passaram a zombar do Caminho, e Paulo decidiu, retirar-se com os discípulos para durante dois anos instruí-los acerca das coisas do Espírito Santo e da Palavra de Deus.

As pessoas podem zombar do Caminho, podem não querer andar por Ele, podem desprezá-lo, buscando seus próprios caminhos, mas, Jesus Cristo é O Único Caminho que nos leva ao Pai.

O Caminho aberto Sangue

Heb 10:19-20  Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus,  (20)  pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne,

O Caminho é aberto na Cruz do Calvário. Sua carne partida e seu sangue derramado por Amor de Nós, rompeu o limite, entre o Natural e o Sobrenatural, a Terra e os Céus; Rompeu com as Potestades da Maldade que estão ao derredor de nosso planeta, operando a Maldade, ali, na Morada dos Demônios, vou rasgado um Caminho, uma brecha, por onde hoje temos acesso ao Pai, pelo Espírito Santo, através de Jesus Cristo, nosso Único Mediador entre Deus e nós, os seres humanos.
A Bíblia cita situações em que houve grande resistência para que  orações fossem respondidas, por conta da guerra espiritual que se dava nesta região celestial, porém agora, pelo Sangue de Jesus, a Visão que Jacó teve, no Monte Santo do Senhor, efetivamente cumpriu-se: anjos do Nosso Deus, subindo e descendo. O Caminho foi aberto, O Caminho da Santidade!

O Mal não tem acesso à este Caminho

Isa 35:8-10  E ali haverá uma estrada, um caminho que se chamará o caminho da Santidade; o imundo não passará por ele, só os remidos poderão passar. Quem quer que por ele caminhe, não errará , nem mesmo o louco.  (9)  Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá por ele, nem se achará nele; mas os redimidos andarão por ele.  (10)  E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

Este Caminho que é Jesus Cristo, é O Caminho da Santidade, está aberto para os remidos, para os que receberam o perdão e a Justificação através da morte de Jesus Cristo no Calvário. Neste Caminho o mal, o perverso, as trevas, não poderão passar. Entenda isso. O Mal não tem acesso neste Caminho. Quando se está Nele, o Mal não nos pode tocar! Isso é extraordinário!

O Mal continuamente vai ficar nos chamando, insinuando coisas, nos convidando a descer, à sair do Caminho, e a única chance que terá é se descermos Dele, se aceitarmos seu suborno, sua proposta, seu convite, sua sedução, seu encantamento... É possível vencer e permanecer intocável. Cerque-se de Santidade, não desça! Não caia! Clame ao Nosso Pai: “Pai, livra-me de cair na tentação e me livra do Mal”. Ele tem poder para te livrar e Nele você tem escape, porque neste Caminho, o iníquo não tem acesso.

Até o louco, pode andar por este Caminho, O perverso não! O Malígno não, O Mal não! Permaneça no Caminho!

Neste Caminho nunca te faltará PÃO!

Exo 16:4  Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão do céu; e sairá o povo e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.

Durante a peregrinação no deserto, eles viveram algo que é figurativo do que nós temos vivido hoje. Eles foram arrancados da casa da Servidão, e estavam sendo conduzidos, por um Caminho para a Terra da Promessa.

Nós fomos sacados, do Mundo de pecado e pelo Caminho que é Cristo, estamos sendo conduzidos até a nossa Promessa: O Eterno, o próprio Deus será a nossa morada.
Quando Jesus nos ensinou a orar, disse que deveríamos clamar todos os dias, pelo nosso Pão. O Pão que Deus reservou para nós, vem dos Céus. É sobrenatural! Há de manifestar-se em nossas vidas suprindo cada um de nossas necessidades em Cristo Jesus.

Ainda que seja apenas no momento das refeições, certamente Deus alegra-se que nós seus filhos, tenhamos relacionamento com Ele, em gratidão, reconhecendo que nossas necessidades neste Deserto que vivemos, lutando contra nossa natureza humana, pecaminosa são totalmente supridas por Ele, nosso Rei e nosso Deus.

Neste Caminho nunca te faltará Água!

Num 20:8  Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha perante os seus olhos, que ela dê as suas águas. Assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.


A Rocha, que acompanhou o povo no deserto durante 40 anos, é a mesma Rocha que apresentou-se à Pedro, quando disse: “Pedro, tu és pedra (Petrus, Kefas), e sobre esta Rocha (Petra, Tzur), edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mat. 16:18).

No Caminho, que é Cristo, haverá refrigério para você, haverá provisão para você. Neste Caminho do deserto há proteção para você. Não saia do Caminho, permaneça Nele, e permita que Suas Palavras permaneçam em ti!

Isa 12:3  Portanto com alegria tirareis águas das fontes da salvação.

Neste texto de Isaías, a Fonte tem nome: YESHUA! Não faltará para ti a Água da Vida, porque a Fonte da Água é o próprio YESHUA (JESUS, TUA SALVAÇÃO), beba sem moderação!


Neste Caminho nada  te faltará!

Psa 23:1-6  O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.  (2)  Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.  (3)  Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.  (4)  Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.  (5)  Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.  (6)  Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Podem zombar do Caminho, mas, Ele é Verdadeiro e Único; O Caminho está aberto para todos os que amam O Senhor e que querem a Vida que só Cristo pode nos dar; Nele há Provisão, Nele há refrigério... Neste deserto Ele te guiará às Águas tranquilas; Neste deserto, Ele refrigerará à tua alma; Neste deserto, Ele te guiará por Veredas da Justiça, porque Ele é a Nossa Salvação; Neste deserto eu não temerei mal algum, porque ainda que eu ande no Vale da Sombra e da Morte, O Caminho onde estarei sempre será O Caminho da Santidade, preparado para mim, aberto para mim pelo Sangue precioso de Jesus Cristo; Neste deserto, aonde eu for a Bondade e a Misericórdia, me seguirão, se eu for rápido ou devagar, se eu pular ou me arrastar, aonde eu for, elas me Seguirão, porque Eu estou Nele, NO CAMINHO.

Este Caminho, me levará para que eu possa habitar na Casa do Eterno, por todos os dias da minha vida, este é o destino do Caminho, que começou na Cruz.... A Eternidade com O Pai.

Ouça o Shofar durante o tempo do deserto!

Quando O Shofar era tocado, todos tinham que desarmar o acampamento, pois a Nuvem da Presença de Deus, estava se movendo. O som estridente do Shofar, mais especificamente o Teruah, um som picado e choroso, era o sinal, de que era necessário andar um pouco mais pelo Caminho. Nunca saberiam se desta vez, entrariam na Terra Prometida, ou apenas seriam conduzidos para mais uma parada pouco à frente, mas, quando a Nuvem se movia, todos tinham que seguí-la. Quem ficasse para trás morreria.

Hoje no Século XXI desta era comum, não temos dado conta que este instrumento, que há menos de duas décadas tornou-se conhecido entre os cristãos do mundo inteiro, é um sinal ruidoso, de que Precisamos desarmar nosso acampamento e seguir a Nuvem.

Meu conselho é: Não ame mais esta vida, do que a Deus. O ser humano sempre teve uma capacidade e habilidade singular de se adaptar em situações difíceis. Não ame mais o deserto do que a possibilidade de viver na Terra da Promessa.

Há pouco ouvi um testemunho muito extraordinário de uma moça que tendo sido visitada por anjos no seu leito de morte, que lhe ofereceram cura, porém, ela disse que preferia trocar esta vida, pela Vida Verdadeira.

Poderá dizer então: Percorri o Caminho, Combati o Bom Combate e guardei a FÉ!

Ouça O Shofar!
Percorra todo O Caminho!
Chegue no Monte Santo do Eterno!
Lá será a nossa habitação!

Psa 27:1-14  O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? ...  (4)  Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.  (5)  Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará.  (6)  E agora será exaltada a minha cabeça acima dos meus inimigos que estão ao redor de mim; e no seu tabernáculo oferecerei sacrifícios de júbilo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor...  (9)  Não escondas de mim o teu rosto, não rejeites com ira o teu servo, tu que tens sido a minha ajuda. Não me enjeites nem me desampares, ó Deus da minha salvação.  (10)  Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.  (11)  Ensina-me, ó Senhor, o teu caminho, e guia-me por uma vereda plana, por causa dos que me espreitam.  (12)  Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantaram falsas testemunhas e os que repiram violência.  (13)  Creio que hei de ver a bondade do Senhor na terra dos viventes.  (14)  Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.




Paulo de Tarso,
Igreja Apostólica Betlehem