quarta-feira, 14 de março de 2012

QUEM É QUEM? Hadassa Ester


"ESHET-CHAYIL" (Mulher forte, virtuosa, valente, valorosa), quem a pode achar? (Pv. 31:10)




Aviso em todo o mundo! 
O Rei está procurando uma Rainha para que reine com Ele!


Alguém já havia ocupado esta posição; Muitas poderiam ser "a escolhida". À todas foi dada a oportunidade de se prepararem para aquele momento. Muitas banharam-se em óleos aromáticos e receberam um ótimo tratamento de beleza durante meses, mas, havia uma delas, que estava se preparando para aquele momento a VIDA INTEIRA!

Qual menina não brinca de princesa? E qual delas não quer ser uma Rainha? Esta semente que está do DNA, de cada menina do mundo, está também em cada pessoa que entregou sua vida a Jesus, e entende que seria maravilhoso reinar... Porém, só há uma vaga!

Tudo o que Deus faz, sempre é de "DENTRO PARA FORA", Hadassa, nome judaico que quer dizer: "Murta", também quer dizer "extremos", ou "alguém que vive extremos". A Murta é uma planta que tem um perfume doce e marcante, mas, que é excepcionalmente amarga ao paladar, para alguém que quiser provar de sua seiva. Estes extremos, marcaram a vida da Rainha Ester. Doce para o nosso Deus, e mais amarga do que o fel para o Diabo.

Hadassa, foi criada por seu primo Mordecai, (já um ancião), e vivia debaixo de sua autoridade e PATERNIDADE. Não era uma paternidade natural. Deus tinha um propósito com Hadassa e por isso, preparou para ela um "PAI": Mordecai.

No momento em que todas as jovens do Reino estavam alvoroçadas com a chance de se tornarem rainhas, Ester, foi aconselhada por Mordecai, a inscrever-se naquele "Concurso" e não dizer que era do povo de Deus e que sua vida era baseada em princípios e valores do DEUS VIVO.

Talvez Ester realmente fosse tão linda, que o Rei a escolheu por este motivo, nunca saberemos, mas, quando voltamos a usar a figura do Rei, como um símbolo do Noivo Yeshua, para quem Deus está preparando uma Noiva, pensamos que a Noiva, precisa ter todas as qualidades, porque ela vai casar-se com O Rei dos reis.

Em Provérbios 31, A Eshet-Chayil, a Mulher forte, virtuosa, é descrita de uma forma poética, e em hebraico, de maneira que cada uma das frases que fala de suas qualidades é iniciada (em ordem), por uma das letras do Alfabeto Hebraico. Isso significa que  a Rainha deverá ser toda perfeita para ser "A ESCOLHIDA".

Aonde está a mulher perfeita? Quem a achará? A mulher foi feita por Deus, pelas mãos de Deus, para o homem. A mulher foi feita para a Glória do homem. A mulher foi feita tendo por vista o homem. Isso é uma alusão a Yeshua (Jesus), é claro! Para casar-se com O Rei e tornar-se Rainha, é necessário suprir todas as necessidades que O Rei possa ter. Existir em função Dele, saber que só há coroa, honra, autoridade, poder, por causa da coroa, que lhe foi dada pelo Rei.

Assim como Vasti, também Ester, experimentou as delícias do Palácio. O Palácio, não fala apenas de conforto, segurança, provisão, mas, também de responsabilidades, de visibilidade, de ser um exemplo.
Não é difícil, depois que somos abençoados; depois de Deus começar a restaurar as nossas vidas; de experimentarmos as bênçãos de servirmos a Deus... que nos esqueçamos Dele, e que nos habituemos ao conforto de um Deus, que quando pedimos, faz tudo pra que sejamos felizes... (Tudo é para a nossa glória, ou para a Glória Dele?)

Guarda-te, que não te esqueças do Senhor teu Deus, deixando de observar os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno; para não suceder que, depois de teres comido e estares farto, depois de teres edificado boas casas e estares morando nelas, depois de se multiplicarem as tuas manadas e es teus rebanhos, a tua prata e o teu ouro, sim, depois de se multiplicar tudo quanto tens, se exalte e teu coração e te esqueças do Senhor teu Deus, que te tirou da terra o Egito, da casa da servidão; que te conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras e de escorpiões, e de terra árida em que não havia água, e onde te fez sair água da rocha pederneira; que no deserto te alimentou com o maná, que teus pais não conheciam; a fim de te humilhar e te provar, para nos teus últimos dias te fazer bem; e digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão me adquiriram estas riquezas. (Deu 8:11-17)


Deus sabe que depois do pecado o ser humano tem a tendência de se esquecer de Deus que lhe fez prosperar e o abençoou. Ester, depois de ser coroada Rainha, passou por uma crise igual a mim e a você, nesta área.

Ester é uma figura da Igreja, assim como Vasti, também era. Ester, amada e desejada, também tendo experimentado as delícias do Palácio, ficou com medo de perder tudo o que conquistara, e a dúvida citada em Deuteronômio, fez sentido em seu coração, como faz hoje no nosso. Se foi Deus quem me colocou nesta posição, porque eu não vou confiar que Ele vai me manter nela?

Quando Ester dentro do Palácio (do conforto, da segurança), fica sabendo da destruição eminente do povo, diz que não poderia entrar na Presença do Rei para clamar pelo povo, com medo de perder a própria vida.

"...; e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino?" (Et. 4:14)

Ester (figura da Igreja), tem que agir como Cristo. Ele não preservou a própria vida? Ester não pode querer preservar a sua!
Ele entregou sua vida por amor dos outros? Ester tem que fazer o mesmo! Mulher virtuosa, quem a achará? A mulher virtuosa foi feita por Deus, para reinar com O Rei. Precisa atender todas as demandas do Rei. E isso está nela, não é impossível! Pode ser difícil, porque vai ter que renunciar à lógica humana, e ao instinto de auto-preservação, para confiar e depender de Deus, mas, Cristo fez o mesmo... A Igreja precisa fazer também!

Assim como no peito do Sumo-Sacerdote havia o chamado: "Peitoral do Juízo", onde havia doze pedras preciosas, gravadas com os nomes das doze tribos de Israel, e também em cada ombro havia pedras de ônix, onde estavam escritos também os nomes das doze tribos de Israel, Ester precisa assumir a sua posição SACERDOTAL, diante do Rei. O Sumo-Sacerdote, cada vez que entrava na Presença do Rei, tinha de estar vestido, com as Vestes Sumo-sacerdotais, e levava os nomes de seu povo, nos ombros e no coração.

Ester (A Igreja), precisa ser despertada para a INTERCESSÃO. A Intercessão tem estes dois aspectos: Tem que se levar nos ombros - Assim como um pastor carrega uma ovelha ferida. Levar nos ombros fala de PESO, de RESPONSABILIDADE. Tenho que fazer! É minha obrigação fazer! 
Sim, tudo isso é verdade! Mas, não se pode levar apenas nos ombros como peso. Tem de se levar também no Coração com Amor. É necessário Amar. Sem Amor, toda a intercessão do mundo, feita por obrigação, não vai alcançar o Coração d´Aquele que por Amor deu a Sua Vida por nós, e mesmo quando estava crucificado, intercedia por nós... Amor!

Ester tem que entrar na Presença do Rei, não por que, se ela não entrar muitas pessoas vão morrer. Sim ela precisa fazer isso para que as pessoas não morram. Mas, se ela não entrar, quem vai morrer são pessoas de sua família de seu povo. RESPONSABILIDADE E AMOR.

Deus nunca vai nos obrigar a servi-lo. Para cumprir seus planos, Deus pode levantar quem Ele quiser. Assim como Vasti, foi tirada de seu lugar e Ester ocupou esta posição. Se Ester não cumprir seu propósito, Deus dará outra solução para o problema, mas, Ester e a Casa de seu pai, não permanecerão!

"Então Mordecai mandou que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares no palácio do rei, terás mais sorte para escapar do que todos os outros judeus. Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis;..." (Et. 4:13-14)

Dos dois povos Deus fez um povo só!

Assim como em Ester dois extremos foram juntados: Hadassa e Ester (Um nome judaico e outro Persa); Uma judia que não revelava sua identidade e nem sua Fé em Deus, mas, que em seu coração cria com todas as forças; Uma rainha, que embora fosse uma autoridade, era orientada, confrontada, exortada, por alguém que estava na Porta do Palácio, vestido de saco e coberto de cinzas... Judeus e Igreja, o destino dos dois está TOTALMENTE LIGADO!

"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade," (Eph 2:14)

Essa verdade não expressa apenas que os judeus vão estar no nosso meio, e nós no meio deles, e vamos viver cantando para o nosso Deus e louvando a sua Glória.... Não! Isso quer dizer, que o DESTINO DE UM ESTÁ LIGADO AO DESTINO DO OUTRO!

Se os judeus são perseguidos, a Igreja será perseguida; Se (fosse possível), os judeus serem exterminados, seria exterminada da face da Terra também a Noiva do Cordeiro.

Ainda a Igreja de Cristo, trata os judeus, em especial os judeus que acreditam que Yeshua é verdadeiramente O Mashiach, como "bibelôs", isso quando não os obriga a comer carne de porco, pra mostrar que se converteram... A Igreja tem amado, ir a Israel, amado as pedras; amado os artefatos de culto; amado, as Festas; amado falar expressões em hebraico; amado vestir-se com talit´s e tocar os Shofares; amado dizer que são judeus também; amado até os conhecimentos da Kabalah e mostrar conhecimento nas rodas inúteis, que falam das fábulas judaicas, as que Paulo instrui a Timóteo para fugir... Mas, ESTER, (A Igreja), NÃO TEM AMADO O POVO JUDEU!

Ouça Ester! Deus pode levantar livramento para seu povo de outra maneira, mas, quanto a você e a casa de seu pai, certamente perecereis!

Ester, a (Igreja), tem que voltar a Interceder!

Nas nossas reuniões as pessoas vêm pela boa música ou pela boa palavra. Não há nada de errado nestas coisas. Mas, assim como as pessoas vêm para reuniões, para adorarem em conjunto e para ouvirem a Palavra de Deus, precisamos ser treinados, para que juntos, Entremos diante do Rei, para clamar por nosso povo!

Creio que assim como Deus não está interessado, num grupo musical, que toque lindas músicas, mas, que um grupo de Ministros, possa dirigir a Adoração para que Ester se mostre ao Rei; Há líderes de Oração, gente treinada capacitada e chamada, para levar Ester (A Igreja), para os pés do Rei, para que estendendo seu cetro, Ester possa pedir por seu povo!

A Igreja tem estado anoréxica, porque come ótima comida, mas, provoca vômitos, para que não engorde! Está preocupada demais com a sua aparência, com o que a sociedade vai dizer dela. Está na hora de Ester (A Igreja), recusar os banquetes do Palácio, para Buscar a Face de Deus!
Ester fica com tanto desejo de comer, que constantemente vai até a cozinha do Palácio, mas, depois está novamente no banheiro, lançando fora tudo o que recebeu...
Está na hora de Ester valorizar o que recebe, e absorver apenas para a sua saúde, e para que possa estar linda, forte e purificada para O Rei.

Ester vai jejuar durante 3 dias, e não come nada e não bebe nada... O Jejum... Violenta a alma da gente! O Jejum muda a gente! O Jejum não fez Deus se apiedar de seu povo, Ele levantou Mordecai, para manifestar tal piedade. O Jejum move Ester, para que ela mude. Para que possa cumprir o seu papel, como Rainha, como "Glória do Rei".

"Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens." (Sl. 115:16)

Deus não precisava contar conosco, mas, decidiu contar! 

"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Rm. 11:33-36)

Sabe quando Paulo escreveu isso? Esta canção? Quando ele percebeu que DEUS havia juntado os dois povos, num só. E usou de Misericórdia para com um, para causar ciúmes no outro, para depois usar de Misericórdia também para com o outro, para que todos fossem encerrados debaixo de MISERICÓRDIA... AH! Eu vou cantar também!!!!!! Quem imaginou tal coisa? Quem aconselhou Deus, a respeito desta coisas? 
Quem podia imaginar, que os judeus tão odiados pelo mundo e a Igreja tão odiada pelos judeus, na verdade são uma só vara nas Mãos do Senhor Nosso Deus?

Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei a vara de José, que esteve na mão de Efraim, e as das tribos de Israel, suas companheiras, e lhes ajuntarei a vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão. (Eze 37:19)
(ALIÁS, ISTO É ASSUNTO PRA UM OUTRO DIA)...


SABEDORIA

Durante o Jejum, Ester recebe "SABEDORIA". Ela entra com ousadia na Presença do Rei, e pede para que este venha para um banquete e que traga consigo Haman.

Ester não tem mais medo de seu inimigo, Ela sabe quem é! Ela percebeu que O Rei a Ama, e que ela têm livre acesso ao seu coração. O que proporcionou tudo isso a Ester (Igreja), A MOTIVAÇÃO: Ela foi pra clamar pelo povo! 

Quando vamos ao Rei, pelos motivos do Rei, somos aprovados, nos sentimos amados, recebemos Sabedoria, e alcançamos nosso propósito! O que nos falta? 
Nos humilharmos, lembrarmos para o que foi que fomos constituídos, e então com OUSADIA, entrarmos na Presença do Rei...

"Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno." (Hb. 4:16)

ESTER, QUEM FOI QUE FEZ ISSO CONTRA VOCÊ?

Ah! Eu espero por isso, por toda a minha vida! Haverá um dia, em que Satanás, preso, virá diante do Grande Trono Branco, e prostrado terá que olhar para o ÚNICO DEUS QUE EXISTE, e dizer em alto e bom tom: SÓ O SENHOR É DEUS!

Neste dia, quando Deus perguntar a nós os remidos, quem foi que fez tudo isso contra vocês? Quero poder apontar o dedo para o Acusador meu e de meus irmãos e dizer: PAI, FOI ELE!

Ester cheia da Sabedoria de Deus, espera até a hora certa, e nem por um segundo titubeia na chance de entregar seu inimigo nas mãos do Rei!

A Casa do inimigo, será dada a Ester, todos os filhos do inimigo serão mortos. A forca levantada para matar aquele que instruía Ester, foi a mesma forca que pendurou seus acusadores.
E por fim... Ester recebe junto com Mordecai, O Anel do Rei para Selar os Decretos para que seu povo possa ser salvo... 


Este é nosso assunto nos próximos capítulos... 


Antes, o Salmo que Deus quer que se transforme no Hit do momento....

"Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e na sua mão espada de dois gumes, para exercerem vingança sobre as nações, e castigos sobre os povos; para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro; para executarem neles o juízo escrito; esta honra será para todos os santos. Louvai ao Senhor!" (Psa 149:6-9)

MULHER FORTE (VIRTUOSA, VALOROSA), QUEM A ACHARÁ? 

Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem


Abaixo, um presentinho... Eshet-Chayil, (Prov. 31), cantado em hebraico, da forma que podemos ouvir (pelo menos) a sonoridade de todas as letras, uma após a outra, trazendo o sentido da Plenitude, da Mulher Virtuosa, que foi feita para O Rei