sábado, 18 de fevereiro de 2017

CHORAR E SEMEAR




CHORAR E SEMEAR

Lucas 8: 4 a 21; Marcos 3: 31 a 4: 29 e Mateus 12: 46 a 13:23
Êxodo 13: 1 a 16
Isaías 6: 8 a 13

Lucas 8: 5 a 8 - "Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

Embora Lucas neste capítulo 8 de seu Evangelho, comece a narrar o momento em que Yeshua precisou entrar num barco para, (afastando-se um pouco da margem), poder falar à toda a grande multidão que o seguia para ouvir, e mais à frente citou o momento em que o Mestre, tendo sido procurado por sua mãe e irmãos, não lhes deu atenção. Percebemos através dos evangelhos de Marcos e Mateus, que esta decepção causada à família de Jesus, ocorreu antes de Jesus falar à multidão uma de suas parábolas mais conhecidas, além da explicação tão clara, de porque ele falava apenas por parábolas às pessoas, e sem parábolas não falava coisa alguma. Vamos então procurar tomar a ordem cronológica do que ocorreu, para procurar entender um pouco mais, sobre algo tão precioso do Ensino do MASHIACH para todos nós:

Yeshua não amava sua mãe e seus irmãos, de quem o mais velho era Yacov, que depois da Ressurreição e da volta de Yeshua aos Céus, tornou-se uma das maiores lideranças da Igreja, embora não fosse um dos Apóstolos do Cordeiro? Claro que amava e muito.

Uma das últimas coisas que Yeshua fez, desapegando-se de sua alma e de sua carne, para entregar-se em espírito ao Pai foi, dizer a Yohanam (João, o discípulo a quem Yeshua amava), que cuidasse de sua mãe, tomando-a para si, como se fosse a sua própria mãe, e uma das coisas primeiras coisas que faz depois de ressurgir foi aparecer ressurreto a Yacov seu irmão, que a partir de então passou a servi-lo, à ponto de ser um dos que pode honrar o seu Senhor, através do Martírio. 

I Cor. 15: 5 a 8 - "E apareceu a Kefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago (YACOV), mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo."

Paulo escrevendo sobre a Ressurreição de Yeshua, fala de pessoas com quem O Mestre se encontra depois de vencer a Morte, e em especial destaca este encontro que teve especificamente com seu irmão. Porque tanto cuidado para alguém que não o serviu durante o tempo de seu ministério terreno? É porque na verdade: Sim, seu irmão era muito amado, mas, o tempo certo de ser alcançado ainda não havia chegado...

Yacov, certamente não tinha ideia de que um dia seu irmão, talvez a quem ele considerava um louco, a quem talvez, pouco tempo antes tinha pensado em prender como narram os evangelhos: "que seus parentes foram até Kfar Nahum para prendê-lo". 

O que é fácil deduzir é que ele deve ter ficado com  muita raiva de Yeshua e deve ter até falado coisas duras a Miriam (Maria), mãe deles, pois Yeshua tratou a multidão melhor do que eles e sua própria mãe... Com este quadro pintado, vamos agora olhar para o que ocorreu em seguida:

Cada vez chegava mais gente. Uma das razões de sua mãe e irmãos não terem conseguido se aproximar de Yeshua foi justamente a multidão que o cercava. Parece que cada vez chegava mais e mais gente e Yeshua indo até as margens do Yam Kineret (Mar da Galiléia), precisou subir num barco, e afastar-se um pouco da margem para poder falar a toda a multidão que o cercava. E então Ele fala a parábola, tão difícil de entender, do "SEMEADOR, que saiu a semear".

Yeshua conta a parábola, depois explica a parábola a seus discípulos, três dos evangelhos citam a parábola e a explicação do Mestre, nestes dois mil anos, pregadores de todas as gerações já pregaram sobre isso, tanto se escreveu e cá estamos nós escrevendo e a REVELAÇÃO DO SANTO não cessa!!! É uma fonte que jorra para a Vida Eterna, então o que vemos hoje certamente não é conclusivo, mas, desponta para mais uma onde da Graça que como ondas nos alcança nos impulsionando mais ao Coração do Pai e mais ao Centro de Sua Vontade e Propósito Eterno.

Yeshua fala de 4 tipos de pessoas!

Ele aparentemente não dá importância para a visita de sua mãe e irmãos, que vieram vê-lo, dizendo que sua mãe e irmãos, eram aqueles que faziam a Vontade de Deus. Ele demonstra que estavam mais perto Dele, naquele dia estranhos que se achegaram a Ele, do que pessoas de sua própria família. Como falamos, na Cruz, ele não declara que estava consumado antes de cuidar para que sua mãe fosse amparada por um de seus discípulos e aparece a seu irmão, num encontro exclusivo... Face a face, coisa de irmão... encontro para acertar os ponteiros... E como deu certo! Yeshua vai atrás do irmão, a quem no passado não quis receber.

Porque isso agora e porque não antes?

Assim como Yeshua fala de 4 tipos de pessoas, quando celebramos PÊSSACH, ouvimos a explicação de 4 tipos de filhos que vão se relacionar de forma diferente com a Celebração do Livramento do Cativeiro, baseado na ordem do Eterno de que se contasse tudo o que Ele havia feito para libertar o seu povo pelas gerações, narrado em Êxodo 13.

Um filho maduro e interessado nas coisas de Deus e em entender tudo sobre o Pêssach; Um filho que está aprendendo, mas, ainda é muito novo e não consegue perceber a importância desta celebração, um filho criança que nem sabe falar direito e por isso nem tem como perguntar e um filho que não se interessa nada e que pergunta porque o pai e as outras pessoas fazem tais coisas.

Da mesma maneira, quando O Eterno ordena a celebração de Sucot, 4 tipos diferentes de plantas devem ser usadas para a Festa, e  cada um daqueles elementos também falam de 4 tipos diferentes de pessoas.

O Etrog, fruta cítrica que tem um perfume delicioso e um sabor marcante e delicioso fala de pessoas que não tem apenas forma, mas também conteúdo. Não atraem e depois decepcionam, mas, realmente produzem o bem que aparentam trazer consigo. Outro elemento é o Lulav, ramo da Tamareira. Árvore que produz o fruto mais doce entre todos, de onde se faz mel, que estava contido na promessa da Terra de Israel, que manava Leite e Mel. 

O Lulav tem uma característica também de ser comprido e rígido, lembrando a dura cerviz do povo de Israel (pessoas que não se dobram). E este elemento fala de um tipo de pessoa que tem algo muito bom em si mesma, mas, torna-se orgulhosa disto, afastando pessoas que aparentemente precisam daquilo de precioso que possui.

Outro elemento que simboliza outro tipo de pessoa é o Hadass, planta semelhante à Murta que temos aqui no Brasil, que tem um perfume muito intenso, mas, o gosto é de Amargura. Tais pessoas representadas por esta planta, são aquelas que atraem muita gente para perto de si, mas, que torna-se uma decepção, pela amargura que se conhece ao se provar o relacionamento.

E por fim o Salgueiro, árvore cuja família é conhecida aqui no Brasil como "Chorão", árvore que é bem comum em regiões próximas de rios, cujas folhas não tem cheiro e cuja árvore não dá frutos... Em outras palavras, são como pessoas que não tem atrativo algum, e tão pouco produzem algum bem se as conhecemos de perto.

Pois curiosamente estes quatro elementos são juntados nas mãos, durante a celebração de SUCOT, enquanto se canta HOSHIA NAH! (Salva-nos!). Há um clamor determinado pelo Eterno para o seu povo, para que clame a Ele por salvação de todo tipo de pessoa (4 tipos), e também de nós, que hoje clamamos...

4 tipos de pessoas

Yeshua quando depois de ressurrecto promete o Espírito Santo, e o Poder com que seus discípulos espalhariam as Boas Notícias de Salvação também fala de 4 tipos de pessoas: Pessoas em Jerusalém; na Judéia, em Samaria e até nos confins da Terra... Comecem por aqui e um dia chegarão lá...

Na parábola do Semeador Yeshua fala sobre 4 tipos diferentes de Campos onde a Semente é semeada.

Cabe aqui uma reflexão: Quem em sã consciência, na expectativa de uma colheita, alguém que tendo sementes e um campo a semear, vai semear na beira do caminho, ou entre espinhos, ou num terreno pedregoso? Alguém que conhece um pouco de Plantio e Colheita, vai procurar lançar a Semente numa Terra já preparada, arada, adubada, pronta para produzir por SI SÓ!

Pois estava lá diante daquela multidão, Aquele que é "Expert", em Plantio e Colheita, pois Ele é O Senhor de toda a Terra.

Quem lança a semente entre espinhos, entre pedras ou mesmo na beira do caminho? Nós fazemos isso! Fazemos, mas, na expectativa de que O ouçamos e possamos passar a colher a 100 a 60 e a 30 por um, Yeshua, conta a parábola do Semeador e depois explica a seus discípulos tudo acerca de Plantio e Colheita.

Yeshua nos ensina que a Semente lançada à beira do Caminho, é uma figura da Palavra lançada mas, não entendida pelo ouvinte, não compreendida, não é discernida. Satanás vem e rouba a Palavra lançada. 

Isaías 5: 13 - "Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede."

O Eunuco voltando para a Etiópia, questionado pelo Evangelista Felipe, se compreendia o que estava lendo, responde com sinceridade: "Como poderei entender, se alguém não me explicar?", Felipe sobre no carro daquele homem e não permite que a semente lançada à beira do caminho, seja roubada por Satanás. Qual é o fim desta história? O Eunuco é batizado por Felipe! COLHEITA!!!!

A semente que cai sobre a Pedra, é como a pessoa que recebe a Palavra em seu coração com Alegria, mas, pelas dificuldades que surgem "POR CAUSA DO EVANGELHO", logo a plantinha, por não ter raíz, por não ter uma base um fundamento sólido, é queimada e seca. Precisamos preparar as pessoas que se enriqueceram no mundo através da corrupção, roubo engano que a primeira coisa que vai ocorrer em sua conversão é que tudo isso vai embora rapidinho de suas vidas... Muitos não suportam, muitos não compreendem, como suas vidas anteriormente quando estavam longe de Deus aparentemente estava indo bem, mas, agora no Mashiach está tudo indo mal? É mesmo? Antes pecando e roubando, acelerando para o Inferno estava bem? Agora que Deus está te ensinando a depender Dele está mal? Para um crente experimentado no Amor de Deus, isso pode parecer simples, mas, para uma pessoa que está chegando pode ser a causa dela não suportar e cair de sua posição no Senhor.

A semente que cai entre espinhos, também fala de pessoas que ouviram a Palavra com Alegria, tinham chance de criar raízes, mas, o amor às riquezas, aos prazeres deste mundo, as ocupações e aos desafios de continuar levando uma vida segundo o padrão do presente século, vão invariavelmente colidir com a vida no MASHIACH, de ser amigo de Deus, fazendo-se inimigo do Mundo. E então a amizade com o Mundo, seus prazeres e facilidades vão manifestar uma inimizade para com Deus, e isso pode se dar frequentado uma igreja, sendo dizimista e até cantando no louvor de uma igreja... Frequentar igrejas de domingo, não necessariamente quer dizer que tal pessoa é uma cristã nascida de novo, salva pelo Mashiach e firme na vida com Deus. O MAIOR SINAL da Morte provocada pelos espinhos é a FALTA DE FRUTOS. Quem está em Deus tem que frutificar!

Em sua vida pessoal, ela tem que manifestar o Fruto do Espírito Santo! Tem frutificar em seu casamento, nos relacionamentos familiares, na vida profissional, enfim, tem que se tornar visível que é mais do que uma religião qualquer, se dizer de Deus, de Cristo, Messiânico, ou seja lá o que for... A vida vai manifestar Deus.

Por fim Yeshua fala da semente que cai na Terra Boa, preparada, e esta vai produzir a 100 a 60 e a 30 por um.

Podemos continuar lançando pérolas aos porcos; podemos continuar lançando semente fora; podemos continuar sem colheita (ninguém me apareça de mãos vazias, nos disse O Eterno), ou podemos ouvir O Dono de toda a Terra.

Primeiro o primeiro e o último por último. Meu irmão? Depois eu falo com ele. Não é hora! 

Hoje eu preciso falar com o meu colega de trabalho que está com o casamento destruído e que percebeu que nunca deu importância para valores de Deus e agora só Deus para mudar sua história... Tem que falar com este homem hoje! "O que semeia vai se encontrar com aquele que colhe!" HOJE!

Alguém pode dormir com uma pessoa que está nos confins da Terra, e pegar um táxi com um motorista que está em Jerusalém.

Quem não quer evangelizar a sogra, os parentes próximos, amigos de infância, o morador do apartamento de baixo, o síndico do prédio? Quem não gostaria de que determinado ator, cantor se convertesse, já que ele ou ela são tão talentosos e nas Mãos de Deus poderiam produzir tanto fruto? Quem jamais pensou nisso?

O que fazer? Semear? Sim semear! Mas, quem sabe não é hora de queremos ser como Yeshua e esperar para o dia certo de falarmos com o nosso irmão, porque ainda não é a hora? Quem quer, aprender a preparar a Terra para receber Preciosa semente?

Salmos 126: 5 e 6 - "Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes".

Os chorões na Bíblia: 


O PROFETA CHORÃO - Jeremias chora pela situação de Israel que iria para o cativeiro, mas, mesmo depois de sua morte, as suas lágrimas geraram fruto. Deus em certo momento diz ao seu profeta: "Pode parar de chorar!"- ALELUIA!!!!!!

Jer 13:15 a 17  - "Ouvi e atentai: não vos ensoberbeçais; porque o SENHOR falou. Dai glória ao SENHOR, vosso Deus, antes que ele faça vir as trevas, e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em sombra de morte e a reduza à escuridão. Mas, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em segredo por causa da vossa soberba; chorarão os meus olhos amargamente e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo."

Lam 2:18 e 19 -  "O coração de Jerusalém clama ao Senhor. Ó muralha da filha de Sião, corram as tuas lágrimas como um ribeiro, de dia e de noite, não te dês descanso, nem pare de chorar a menina de teus olhos! Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama, como água, o coração perante o Senhor; levanta a ele as mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas."

Jer 31:15 a 17 -  "Assim diz o SENHOR: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por causa deles, porque já não existem. Assim diz o SENHOR: Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos; porque há recompensa para as tuas obras, diz o SENHOR, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo. Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus territórios."
O Clamor a Jesus com lágrimas:

As lágrimas de um pai por seu filho, gerou a sua Libertação.

Mar 9:21 a 27 -   “Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu;  e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!  Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele. E ele, clamando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: Morreu. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou.”


As lágrimas da mulher pecadora, gerou o seu perdão. 

Luc 7:38 a 48  "e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento... E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos… Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.  Então, disse à mulher: Perdoados são os teus pecados.”

Paulo literalmente saiu semeando e chorando...

Ats 20:19  servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram,

Ats 20:31  Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.

2Co 2:4  Porque, no meio de muitos sofrimentos e angústias de coração, vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que ficásseis entristecidos, mas para que conhecêsseis o amor que vos consagro em grande medida.

Quem sabe a importância de chorar diante de Deus, e de regar as sementes com as lágrimas, acaba influenciando os que com ele andam, pois a colheita é certa!

2Tm 1:3 a 7 -  "Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.  Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria, pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti. Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

Yeshua chorou por Jerusalém, e vai colher o fruto do seu penoso trabalho! 

Lc 19:41 a 44 - "Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos.  Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação.

Zac 12:10  E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito.

O CHORO QUE GERA RESSURREIÇÃO!!!!

Jo 11:32 a 35 -  "Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se. E perguntou: Onde o sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! Jesus chorou. 

UM COPO DE LÁGRIMAS PARA DEUS  - Vamos dar a Deus a maior colheita de todos os tempos? A receita é certa! No momento mais terrível da historia deste mundo, chorem sacerdotes, homens, mulheres, crianças, recém casados, chorem todos diante do Senhor, pois as eiras se encherão de vinho novo, de azeite fresco e de trigo! HAVERÁ COLHEITA!!!! SEMEIEM COM LÁGRIMAS!

"Jl. 2:16-17  congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu tálamo.  (17)  Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?"



Yeshua nos ensina que primeiro vem o talo, depois a espiga, depois o grão cheio na espiga e só aí vem a colheita...

Do que você acha que Yeshua está falando? 4 tipos de pessoas. Comece a chorar e a semear... Um sorriso, uma ajuda, uma oração, um abraço, um convite, um testemunho... comece chorando... prepare a Terra! Queime os espinhos em oração diante de Deus; tire as pedras em oração e lágrimas diante de Deus. Prepare em oração e depois com sabedoria esta pessoa acerca dos sofrimentos que podem vir no presente, mas, que não podem ser comparados com a Glória que há de se manifestar em nós...

Ore, chore, semeia e COLHA!!!! A 100 a 60 e a 30 por um!

Provérbios 10: 5 - "O que ajunta no verão é filho sábio, mas, o que dorme na colheita é filho que envergonha"...

Nós vamos honrar e não envergonhar O Nosso Pai que está nos Céus!!! Aos campos! De joelhos! Às lágrimas!!! Aos Frutos!!!!

Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas, a Ele pois a Glória Eternamente! Amém.


KI MITZION TETZEH TORAH
U´DEVAR ADONAI MIYERUSHALAIM!
(Porque de Sião virá a Lei e a
Palavra do Eterno de Jerusalém!)


LEIA TAMBÉM O COMENTÁRIO DA PARASHAT HASHAVUA (A Porção da semana): YITRÓ - (Click aqui)


Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem